Novo Curso Técnico

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2023, 14h24 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h08 | Acessos: 2273

Campus Inconfidentes aprova criação de curso Técnico Integrado em Geoprocessamento

O Campus Inconfidentes aprovou, em assembleia, no início do mês de maio, a criação de um Curso Técnico em Geoprocessamento, integrado ao Ensino Médio. Serão abertas 35 vagas para o curso que será oferecido na modalidade presencial, com duração de 3 anos.

Segundo o professor da área de Agrimensura e Cartografia, Fábio Albarici, nos últimos 3 anos, houve uma demanda grande por informação rápida e precisa. “Então o setor de Agrimensura e Cartografia viu uma oportunidade de lançar no mercado este curso”, explicou o docente.

Para ingressar no curso, o candidato deverá passar por processo seletivo. As primeiras vagas serão abertas no processo seletivo do segundo semestre de 2023 para ingresso no início de 2024. O critério para concorrer é o candidato possuir Ensino Fundamental completo.

Imagem Texto.2Além das disciplinas próprias do Ensino Médio, os alunos vão estudar matérias exclusivas do núcleo tecnológico como fundamentos de geodésia, cartografia, fotogametria, sistemas informações geográficas e processamento digital de imagem de observação da terra e cadastro técnico, além de estágio supervisionado de 60 horas.

Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, este curso atende a elevada procura na região. “Está voltado para o arranjo produtivo local e trabalha com o aspecto da inovação. Acima de tudo, irá inserir o egresso no mercado de trabalho”, avaliou o diretor, destacando o empenho dos professores da área para entregar um curso inovador. “Toda a equipe da área de Agrimensura e Cartografia se empenhou para a criação deste curso. O trabalho e o profissionalismo de cada um foram essenciais para darmos início a mais este curso no Campus Inconfidentes”, completou Luiz Flávio.

Com a aprovação deste curso, o Campus Inconfidentes passará a contar com seis Cursos Integrados ao Ensino Médio.

O aluno que concluir o curso sairá do IFSULDEMINAS habilitado Técnico em Geoprocessamento, capaz de elaborar produtos cartográficos a partir de imagens de satélite ou drone, por meio do uso de softwares.