Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NAPNE - Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Segunda, 13 de Agosto de 2018, 14h52 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 07h24 | Acessos: 3429

O que é o NAPNE

O Napne (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas) é o setor que articula pessoas e setores para o desenvolvimento das ações de implantação/implementação do TEC NEP no âmbito interno (Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas).

Tem como objetivo principal criar na instituição a cultura da “educação para a convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e atitudinais.

O Napne do Campus Inconfidentes atende alunos com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, mental, com transtorno do espectro autista ou com superdotação ou altas habilidades em alguma área do conhecimento.  Também atende indivíduos cujas necessidades educacionais específicas, decorrente de fatores inatos ou adquiridos, de caráter permanente ou temporário, resultem em dificuldades ou impedimentos no desenvolvimento acadêmico e/ou em suas relações interpessoais, como por exemplo alunos com dislexia ou transtorno do déficit de atenção (TDA)

Ações

  • As ações vão desde acompanhamento escolar até adaptações curriculares que demandam certificação específica do sujeito.
  • O Napne trabalha com provas adaptadas, provas mediadas e com tempo extra para a realização das avaliações. Todas as adaptações são feitas de acordo com a necessidade específica de cada aluno com plano de ação individualizado realizado por avaliação da equipe multiprofissional do Núcleo.
  • Atualmente, o Núcleo do campus Inconfidentes desenvolve atividades de acompanhamento e orientação educacional com alunos e orientação de professores.

Quando procurar

  • Imprescindivelmente logo depois de efetivada a matrícula, quando já se sabe da situação, por isso no ato da matrícula há a necessidade de haver um interface com o atendimento no vestibular e um campo onde seja colocado a situação do estudante.
  • Quando detectar na turma alguém cujas dificuldades de aprendizagem sejam bem diferentes do demais estudantes.
  • Encaminhamento médico e/ou outro profissional.
  • Encaminhamento do setor pedagógico.

 

Equipe

DOCENTES:
Titulares
Barbara Marianne Maduro
Rafael César Bolleli Faria
Rodrigo Palomo de Oliveira
Suplente
Flávia de Floriani Pozza Rebello


TÉCNICO ADMINISTRATIVO:
Titular
Marly Cristina Barbosa Ribeiro
Suplente
Lidiane de Oliveira


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Titular
Rafaella Lacerda Crestani
Suplente
Carlos Gilberto Bezerra Lima


DISCENTES
Titular
Nicole Barbosa Goto
Suplente
Pedro Emílio Paradelo


APOIO ESPECIALIZADO
Titular
Reginaldo Aparecido Silva


MEMBRO DA COMUNIDADE:
Titular
Vilmara de Cássia Costa de Mira
Suplente
Lucimar Garcia

Estagiários remunerados, bolsistas alimentação e voluntários – todos graduandos


Fim do conteúdo da página