Licenciatura em Pedagogia

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h59 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 15h40 | Acessos: 9742
Curso Presencial

Licenciatura em Pedagogia

Local onde é oferecido

Inconfidentes/MG

Número de vagas

Noturno

Periodicidade

Pré-requisito

Exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.

Definição

O curso presencial de Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS, Campus Inconfidentes, tem por objetivo formar profissionais da educação comprometidos com um projeto de transformação social que vise a melhoria das condições em que se desenvolve a educação brasileira.

Área de atuação

Os licenciados no curso presencial de Pedagogia são habilitados à docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão de instituições escolares, bem como em atividades diversas relacionadas à educação e aos processos educativos, como pesquisa, planejamento, avaliação e elaboração de materiais didático-pedagógicos.

Particularidades

Trata-se de um curso de licenciatura presencial, que possibilita a vivência da formação superior, isto é, a participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais, por meio de aulas dialogadas com professores, mestres e doutores; da participação em grupos e núcleos de pesquisa; da iniciação científica; de cursos de extensão; de atividades culturais. O curso também conta com toda a infraestrutura do Campus Inconfidentes: salas de aula (com equipamentos audiovisuais), Biblioteca, Laboratórios de Informática e de Ensino de Matemática, Auditórios e Casa das Artes.

Aulas Teóricas: 2.200h
Prática como Componente Curricular (PCC): 400h
Atividades Acadêmicas, Científico-Culturais (AACC): 200h

Estágio Supervisionado: 400h

Vestibular e Enem/SiSU

Transferência interna/externa, regulamentada por edital específico, definido em função do número de vagas existentes.

Mês do processo seletivo

Novembro/Dezembro

Laboratórios

Laboratórios de Informática, Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e Brinquedoteca.

Coordenador do curso

Paula Inácio Coelho | paula.inacio@ifsuldeminas.edu.br

Sua carreira
Ao concluir o curso presencial de Licenciatura em Pedagogia, você poderá atuar:
- como professor da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental;
- em atividades de gestão de instituições escolares e não escolares;
- no desenvolvimento de atividades diversas relacionadas à educação e aos processos educativos como, pesquisa, planejamento, avaliação e elaboração de materiais didático-pedagógicos.

A vivência acadêmica oportunizada pelo Campus Inconfidentes poderá também despertar seu interesse para a continuidade dos estudos em cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) na área de educação.

Aqui, você terá espaço para refletir sobre a educação brasileira, decidir sobre sua atuação profissional e contar conosco nesse processo de construção.

Diferenciais
O curso presencial de Licenciatura em Pedagogia desenvolve-se em uma instituição pública, que oferta educação gratuita e de qualidade, contando com professores mestres e doutores, comprometidos com o exercício da profissão docente no Ensino Superior, especialmente, no que se refere à formação inicial e continuada de novos profissionais da educação.

PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2023 (válido a partir de 2023)

PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2019 (válido a partir de 2020)

registrado em: ,