Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h59 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h36 | Acessos: 14134

eng agri cart

Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Local onde é oferecido

Inconfidentes/MG

Número de vagas

Período

Integral

Periodicidade

Anual

Duração

5 anos (10 semestres)

Modalidade

Bacharelado

Pré-requisito

Exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.

Definição

A Engenharia de Agrimensura e Cartográfica é a profissão do mapeamento. Para executar qualquer obra de construção civil, da área agronômica, florestal, agrícola, de planejamento, no setor industrial e outros, que utilize o espaço tridimensional sobre a superfície terrestre ou em seus arredores, é necessária a presença do profissional da Agrimensura e Cartografia.
Este profissional tem competência para determinar, medir e representar o terreno, seja para uso, cadastro, melhoria, ampliação ou conhecimento do uso da terra.
O Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo tem domínio e conhecimento das técnicas de representação do espaço geográfico e atua no planejamento do seu uso de forma segura e otimizada considerando as viabilidades técnicas, econômicas e ambientais.

Área de atuação

Empresas privadas, do setor público e ONG’s como:
COHAB; INCRA; IBGE; EMBRAPA; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Petrobras; Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); ANA; Forças armadas; DNIT e DER; Caixa Econômica Federal; Cartórios de registros de imóveis; Portos; Mineradoras; Aeroportos; Companhia de água/ esgoto e energia; Prefeituras; Empresas de montagem automobilística, naval e aeroespacial; Usinas hidrelétricas; Usinas de produção de álcool e açúcar; Empresas de construção civil - urbana e rural; Concessionárias de rodovias, ferrovias, metro e de distribuição de energia elétrica; ONG’s com atividades arqueológicas e arquitetônicas; Instituições de Ensino e pesquisa; Empresas de levantamento aerofotogramétrico; Empresa do setor de inteligência geográfica; Empresas de planejamento e previsão de safra; Empresas de levantamento hidrográfico; Empresas de projeto de irrigação; Empresas de agricultura de precisão; Empresas de cadastro de estruturas e ampliação; Empresas de Controle Industrial; Empresas de levantamentos topográficos entre outras.

Particularidades

Ao escolher a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do Campus Inconfidentes/MG você está investindo seguro, pois somos uma instituição referência na área de Agrimensura e Cartografia: oferecemos o curso Técnico em Agrimensura desde 1998, o Tecnólogo em Agrimensura de 2007 a 2010, ambos garantindo alto índice de empregabilidade. A partir de 2011 cessou o ingresso no curso de Tecnologia em Agrimensura com a criação do 1o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica dos Institutos Federais de Educação no câmpus Inconfidentes. Possuímos equipamentos novos e modernos, todos à disposição dos estudantes para treinamento fora dos horários das aulas práticas regulares e temos excelente infraestrutura: a área de 215 ha da Fazenda-Escola atende às mais diversas aplicações de ensino e pesquisa.

Carga horária

Disciplinas obrigatórias: 3600 h
Atividades Curriculares Complementares: 100 h
Trabalho de Conclusão de Curso: 240 h

Estágio

Processo seletivo

Vestibular e Enem/SiSU

Transferência interna/externa, regulamentada por edital específico, definido em função do número de vagas existentes.

Mês do processo seletivo

Novembro/Dezembro

Laboratórios

Informática, Topografia, Física, Química, Solo, Cartografia, Hidráulica, Sensoriamento Remoto, Hidrologia, Aerofotogrametria, Geodésia, Sistemas de Informações Geográficas.

Coordenador do curso

Angelo Marcos Santos Oliveira| angelo.oliveira@ifsuldeminas.edu.br

PPC - Projeto Pedagógico do Curso EAC 2024 (aprovado em 2023; válido a partir de 2024, curso noturno)

PPC - Projeto Pedagógico do Curso EAC 2023 (válido para o ano de 2023, inclui Extensão Obrigatória)