Engenharia Agronômica

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h59 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 10h07 | Acessos: 16909

eng agro

Engenharia Agronômica

Local onde é oferecido

Inconfidentes/MG

Número de vagas

Período

Integral

Periodicidade

Semestral

Duração

5 anos (10 semestres)

Modalidade

Bacharelado

Pré-requisito

Exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.

Definição

A Engenharia Agronômica é o resultado da aplicação da ciência do trabalho no campo. Ao combinar conhecimentos de Biologia, Química e Física, com os estudos específicos sobre solo, clima, culturas e rebanhos, a atividade do Engenheiro Agrônomo cobre um terreno diversificado. A profissão do Engenheiro Agrônomo, conforme visão holística permite que o profissional seja capaz de planejar, organizar, dirigir e controlar o funcionamento de empresas públicas, privadas, organizações do terceiro setor, prestadoras de serviço e da indústria do agronegócio.

Área de atuação

As atribuições profissionais do Engenheiro Agrônomo formado no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes são definidas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA/CREA), definidas conforme Resolução CONFEA no 1.010/2005, e esses profissionais exercerão as atividades constantes na “Tabela de Atividades” de Engenheiros Agrônomos da Classificação Brasileira de Ocupações divulgada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.

Particularidades

O curso de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes vem sendo reconhecido como um dos melhores cursos do estado de Minas Gerais, recebendo nota máxima no ENADE 2019 e classificado como excelente e muito bom pelo Guia da Faculdade nos últimos 3 anos de avaliação. Os egressos do curso tem conseguindo se inserir no mercado de trabalho atuando nas mais diversas áreas e também ingressando em programas de pós-graduação para os que desejam seguir na carreira acadêmica.

Carga horária

Núcleo de Conhecimento Básico: 750h:00min
Núcleo Profissional Essencial: 2.766h:40min
Núcleo Profissional Específico: 216h:40min
AACC - Atividades Acadêmicas de Conclusão de Curso: 120h:00min
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso: 40h:00min

Estágio

Estágio Supervisionado: 300h

Processo seletivo

Vestibular e Enem/SiSU

Transferência interna/externa, regulamentada por edital específico, definido em função do número de vagas existentes.

Mês do processo seletivo

Novembro/Dezembro

Laboratórios

O Campus Inconfidentes possui uma Fazenda Escola, com uma área total de 254,32 ha, sendo a área construída superior a 40.000 m², onde é possível realizar práticas pedagógicas nos diferentes seguimentos agrícolas, sendo eles: produção vegetal (olericultura, jardinagem e paisagismo, viveiro de mudas florestais, culturas anuais, culturas perenes, fruticultura e forragicultura); produção animal (piscicultura, apicultura, cunicultura, avicultura, suinocultura, bovinocultura de corte e de leite). Também disponibiliza laboratórios de aulas práticas e/ou pesquisas, que levam o aluno a desenvolver e a exercitar as competências e habilidades do curso.

Coordenador do curso

Professor José Luiz de Andrade Rezende Pereira / joseluiz.pereira@ifsuldeminas.edu.br

Portaria nº652/2023 - Nomeação da Coordenação

PPC - Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Agronômica - 2023 (válido a partir de 2023)