Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Técnico em Meio Ambiente

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 07h08 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 13h56 | Acessos: 7336

 tec meio ambiente

 

Local onde é oferecido

Inconfidentes/MG

Número de vagas

35

Modalidade

Presencial

Período

Integral

Periodicidade

Anual

Duração

3 anos

Modalidade

Técnico Integrado ao Ensino Médio

Pré-requisito

Possuir Ensino Fundamental Completo

Definição

O curso Técnico em Meio Ambiente possibilitará o desenvolvimento de ações para a preservação e conservação ambiental, analisando os problemas causados pela degradação da ação do homem.O curso visa buscar um entendimento mais abrangente de processos, produtos e serviços no sistema produtivo contemporâneo, incorporando diversos aspectos sociais e ambientais. O principal objetivo deste curso é, portanto, a melhoria da qualidade de vida da sociedade através da análise relacional entre o ser humano e seu ambiente e da disseminação de novas tecnologias que contribuam com o bem-estar social. O curso propõe a qualificação dos alunos como técnicos ambientais comprometidos com as práticas oferecidas, bem como as responsabilidades pertinentes à educação ambiental. Sendo assim, a sua formação visará à qualidade do ensino com dinamismo e inovação que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável sob a ótica do aspecto social, político, econômico e ambiental. Os egressos do curso poderão fazer seu registro profissional no órgão de classe previsto na legislação pertinente.

Área de atuação

O técnico em meio ambiente poderá atuar no setor público ou privado, estando apto a auxiliar em:
- Serviços Ambientais
- Manejo Ambiental de Solos
- Monitoramento de Impactos Ambientais
- Conservação dos Recursos Naturais
- Gestão e Monitoramento Ambiental
- Monitoramento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos

Carga horária total

3.283h40min

Estágio supervisionado

80h

Processo seletivo

Vestibular

Mês do processo seletivo

Novembro/Dezembro

Laboratórios

Laboratório de Manejo de Bacias Hidrográficas
Laboratório de Resíduos Sólidos
Laboratório de Análises Físico-Químicas de Águas
Laboratório de Auditoria e Perícia Ambiental
Laboratório de Entomologia e Agroecologia
Laboratório de Bioquímica
Laboratório de Análise de Alimentos
Laboratório de Microbiologia
Laboratório de Biotecnologia
Laboratório de Análises Químicas de Solos
Laboratório de Geoprocessamento
Laboratório de Física do Solo
Laboratório de Topografia
Laboratório de Geomática
Laboratório de Agroindústria
Laboratório Multifuncional
Laboratório de Qualidade do Leite
Laboratório de Informática (Empresa Orientada)
Laboratório de Química
Laboratório de Física

Coordenador do Curso

Ademir José Pereira | ademir.pereira@ifsuldeminas.edu.br

 PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2019 (válido a partir de 2020)
PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2023 (Publicado em 05 de fevereiro de 2024)

O curso Técnico em Meio Ambiente Integrado possibilitará o desenvolvimento de ações para a preservação e conservação ambiental analisando os problemas causados pela degradação da ação do homem. Neste sentido, o curso, visa buscar um entendimento mais abrangente de processos, produtos e serviços no sistema produtivo contemporâneo que incorporam diversos aspectos sociais e ambientais.

Assim, o IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes, criou o Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado, previsto no catálogo nacional de cursos técnicos do MEC no eixo tecnológico “ambiente e saúde”, visando à formação profissional fundamentada em bases tecnológicas, bem como em uma estrutura humanística que permita ao técnico, uma atuação cidadã, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento do seu meio ambiente. O principal objetivo deste curso é, portanto, a melhoria da qualidade de vida da sociedade, através da análise relacional entre o ser humano e seu ambiente e da disseminação de novas tecnologias que contribuam com o bem-estar social.

O curso propõe a qualificação dos alunos como técnicos ambientais comprometidos com as práticas oferecidas bem como as responsabilidades pertinentes à educação ambiental. Sendo assim, a sua formação visará à qualidade do ensino com dinamismo e inovação que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável sob a ótica do aspecto social, político, econômico e ambiental

Os egressos do Curso Técnico em Meio Ambiente poderão fazer seu registro profissional no órgão de classe previsto na legislação pertinente.


Fim do conteúdo da página