Página inicial > Notícias > Intercâmbio

Intercâmbio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 12h12 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h28
Diretor-geral recebe intercambistas e professores orientadores, no Gabinete. (Foto: Cesar Neves)

Campus recebe intercambistas da Colômbia e do Peru. Eles ficarão até julho

O Campus Inconfidentes recebeu seis novos intercambistas vindos da Universidad de Piura, no Peru, e da Universidad del Tolima, na Colômbia. Eles foram recebidos na quinta-feira, 13, pelo diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

Até julho, eles desenvolverão projetos de investigação e de extensão, além de cursar disciplinas. Os estudantes serão acompanhados por professores e pela embaixadora da Assessoria Internacional no campus, Juliana Tenório.

Um dos intercambistas vai elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no Campus Inconfidentes. Denilson Javier Marroquin vai desenvolver uma pesquisa sobre sensoriamento remoto e telecção de imagens. “Aqui é forte a agricultura de precisão. A ideia é aprender, ter conhecimento e implementar na Colômbia”, contou o estudante de Engenharia Agronômica.

O intercâmbio dos estudantes integra o eixo de mobilidade acadêmica internacional, um programa de incentivo à internacionalização na educação do IFSULDEMINAS. Todo semestre, o IFSULDEMINAS e instituições parceiras lançam chamadas para estudantes do curso superior em participar de mobilidade acadêmica. Cada instituição fica responsável em selecionar seus estudantes, dentro dos protocolos individuais com cada instituição.

De acordo com o assessor internacional do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, não se pode pensar a formação de um estudante num contexto nacional, e sim, num complexo mundial, devido aos fenômenos de globalização. “Tanto os alunos que vão para o exterior, como o que recebemos participam ativamente dessa troca de experiências, novos olhares, trazendo ou levando novas tecnologias, aplicando conhecimento do seu país no IFSULDEMINAS e também trabalhando fenômenos culturais, como o respeito à diversidade, costumes e diferenças”, disse Tenório.

O programa de intercâmbio teve início em 2013 e, até agora, mais de 200 intercambistas estrangeiros tiveram a oportunidade de participar do programa no IFSULDEMINAS.

Retorno do Intercâmbio

Estudante Juliana Martins Braz, do curso de Engenharia de Alimentos, no México.

Depois de 5 meses em intercâmbio no México, três alunas do Campus Inconfidentes retornaram ao Brasil. As jovens estudaram disciplinas de cursos como Economia e Engenharia Ambiental. Algumas também cursaram espanhol e tiveram aulas de cultura, além de práticas esportivas.

Uma das estudantes é Juliana Martins Braz, do curso de Engenharia de Alimentos. Segundo a jovem, o intercâmbio ajudou a conhecer cultura nova e ampliar a visão de mundo. “Para mim, valeu pelo crescimento pessoal. Isso é o principal. Você sai da zona de conforto e conhece maneiras de vida diferentes, como comida e comunicação. Você sai e faz contato com pessoas que pensam diferente e têm raciocínio diferente. Foi sensacional”, contou a aluna que fez intercâmbio na Universidad Quintana Roo.

Confira as imagens das alunas do campus durante intercâmbio: