Página inicial > Notícias > Capacitação

Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 11h06 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 08h15
Educadores da região assistem conferência, ao vivo. (Foto: Cesar Neves)

Professores de Matemática da região participam de capacitação promovida pelo campus

Cerca de 10 profissionais da disciplina de matemática concluíram, nesta sexta-feira (31), a capacitação do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). Esta foi a 5ª edição do treinamento. Durante 5 dias, professores das redes privada e pública de educação aprofundaram os conhecimentos sobre Geometria, Álgebra, Oficinas de aprendizagem, Lógica, Algoritmos, Estatística e Matemática Financeira.

O Programa é viabilizado por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA - Rio de Janeiro). A parceira para oferecimento do programa teve início em 2017 e nesses anos já capacitou mais de 112 educadores da disciplina.

As aulas foram ministradas no auditório do IMPA e transmitidas, ao vivo, para todos os polos do país, pelo sistema de teleconferência. Há ainda tempo reservado para aulas práticas com resolução de atividades propostas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. No Brasil, são 80 polos e o IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes é um deles.

O curso é gratuito e os participantes recebem Certificado de Curso de Atualização emitido pelo Núcleo Docente Estruturante - NDE - do Curso de Pós Graduação em Educação Matemática do Campus Inconfidentes, além do material em versão digital das apostilas adotadas durante o curso.

Segundo um dos coordenadores do Programa em Inconfidentes, professor Carlos Cezar da Silva, o Curso de Atualização tem colaborado para o aperfeiçoamento e atualização dos docentes da área de exatas de nossa região. “O programa oferece novas formas de ensinar e está diretamente conectado com as novas metodologias de ensino praticadas em outros países, o que favorece a aprendizagem dos estudantes da nossa região”, explicou Carlos Cezar.

Na etapa de 2020, o programa recebeu estudantes do Estado de São Paulo. “Isso enriquece ainda mais a rede de colaboradores e divulgadores dos novos conhecimentos adquiridos e fomenta a relação que se encerrou na graduação destes profissionais da Educação, que tem a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com novos parceiros de trabalho e estudos”, completou o coordenador do PAPMEM.