Página inicial > Notícias > Conservação Ambiental

Conservação Ambiental

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 10h06 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 12h17
As políticas de criação e manutenção de unidades ambientais foram tema de audiência

Professor do campus participa de audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

A defesa das unidades de conservação ambiental marcou audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (28/11/19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerida pelo deputado Glaycon Franco (PV), a reunião foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e contou com as presenças de gerentes e outros funcionários de parques e outras unidades de conservação, além de representantes do Governo do Estado e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O IFSULDEMINAS foi representado pelo professor Marcos Magalhães de Souza.

“Imagino que o convite foi também da vivência que eu tenho desses parques. São 12 anos de trabalho com diversidades biológicas nessas unidades de preservação, além de outras unidades”, disse Marcos Magalhães. “Quero destacar o desafio de integração com as comunidades que não conhecem essas unidades de conservação nem as diversidades que estão nessas áreas”, completou. O professor disse ainda que é necessário que as universidades e institutos federais tragam os pesquisadores e que esses possam fazer seus inventários e dizer para sociedade a diversidade biológica dessas áreas e todos serviços ambientais prestados por ela.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, foi um dos que defenderam a criação de novas unidades ambientais. Segundo ele, 40% dos parques estaduais conseguem se sustentar, mas o restante, não. Por causa disso, o Governo do Estado lançou, no primeiro semestre, o Programa de Concessão de Parques Estaduais (PARC) 2019-2022. A iniciativa propõe melhorar a gestão dos serviços prestados aos visitantes por meio de parcerias com o setor privado.

Na audiência da Comissão de Meio Ambiente, foram lançados o livro “Parques de Minas – Olhares Gerais”, de Alisson Moraes, e a Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Ecológicos e Unidades de Conservação, por iniciativa do deputado Glaycon Franco. O prefácio do livro foi escrito pelo professor do Campus Inconfidentes, Marcos Magalhães de Souza.

(Com informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais)

Livro: Parques de Minas – Olhares Gerais

Confira as imagens: