Premiação

Iniciativa APO conquista 3º lugar estadual com jogo educativo sobre meio ambiente
A Iniciativa APO, incubada pela INCETEC – Incubadora de Empresas do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, celebrou uma importante conquista ao garantir o 3º lugar no edital 08/2024 da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Lei Aldir Blanc Estadual. O reconhecimento veio na categoria Jogos Eletrônicos Ambientados em MG, destacando a proposta criativa e educativa da equipe.
O projeto premiado apresenta dois jogos eletrônicos que unem tecnologia, educação ambiental e engajamento social:
-
"Expedição Regue as Plantas e Capitão J. SpyroGiro"
-
"Quebra-Memória da Conservação e Biodiversidade"
Ambos os jogos conduzem os jogadores por missões ecológicas interativas, promovendo o conhecimento sobre a fauna, flora e os recursos naturais do estado de forma lúdica e acessível. Com foco em sustentabilidade e justiça climática, os jogos também incorporam tecnologias assistivas, como Libras e Braille, ampliando o alcance para um público mais diverso.
Segundo a idealizadora Glaucia Regue, o projeto ainda está em expansão. “Essa fase do jogo tem como objetivo pesquisar o Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto (MG), onde realizaremos uma expedição para registros fotográficos de fauna e flora que serão usados na ambientação do game.”
O artista visual Jonas Campos destaca a importância do processo criativo. “Tem sido uma trajetória de grandes descobertas, onde conseguimos desenvolver uma plataforma inovadora que conecta arte, tecnologia e educação ambiental, com respeito aos saberes originários.”
Já o programador Adson Santos reforça o propósito da equipe. “Meu objetivo é usar linhas de código como ferramenta para gerar conscientização ambiental.”
A Iniciativa APO mantém atualmente uma parceria com a Ecovila Aldeia Outro Mundo, no segmento de sustentabilidade e produção de árvores nativas, e segue como exemplo de como boas ideias podem florescer quando há apoio, visão e propósito. A equipe agradece especialmente à INCETEC, na pessoa de Sissi Bueno, e a Taciano Fernandes, pelo apoio fundamental na jornada.
Redes Sociais