Desempenho Esportivo
Campus Inconfidentes tem melhor desempenho de todas as edições anteriores dos JIF's
Estudantes dos 8 campi do IFSULDEMINAS estiveram em Inconfidentes, no início deste mês, para competirem as provas esportivas da etapa local dos Jogos dos Institutos Federais (JIF’s).
A competição contou com aproximadamente 700 participantes, sendo 650 estudantes e 50 servidores, auxiliares, bolsistas e/ou estagiários.
O Campus Inconfidentes teve, nessa edição, a terceira menor delegação dos jogos, mas atingiu seu melhor desempenho das últimas três edições com 3 medalhas de ouro e 3 medalhas de prata nas modalidades coletivas e 6 medalhas de ouro 3 de prata e duas de bronze nas modalidades individuais. Em números de atletas, o campus estava à frente apenas de Carmo de Minas e Três Corações, estreantes no evento.
Os atletas foram desafiados a disputar 11 modalidades esportivas como futsal, vôlei, handebol, basquete, tênis de mesa, atletismo, judô, natação, futebol, xadrez e vôlei de areia. Todas as modalidades serão disputadas em ambos os gêneros, exceto o futebol, que será disputado apenas no masculino. “A realização dos Jifs sempre é um grande desafio devido a logística do evento. Além da estrutura física das praças esportivas, temos ainda pontos importantes como transporte, arbitragem, alojamento, restaurante, enfermaria, equipamentos e materiais, entre outros diversos para atender às 11 modalidades”, avaliou um dos organizadores dos jogos, professor Fabiano Fernandes da Silva.
De acordo com o educador, os momentos dos JIF’s foram especiais, mas alguns marcam a vida dos estudantes. “Destaco que na abertura, o acendimento da pira olímpica feito por um atleta do sul de Minas que já teve a oportunidade de jogar uma Copa do Mundo é de abrilhantar ainda mais o ato”, acrescentou Fabiano, que o gesto pode ser uma referência e um grande exemplo para os atuais estudantes. “Elzo Aloísio Coelho, convocado para a Copa do Mundo de 1986, teve muita disciplina e empenho naquilo que se propôs a fazer para que pudesse ser convocado para a Seleção Brasileira de Futebol”, recordou o professor de Educação Física. “Outro momento marcante, são as premiações. Ali, o estudante recebe a medalha valorizando todo o esforço feito durante meses. Sempre digo isso aos atletas que na vida também é assim e que o esporte possa ajudá-los a entender a grandeza de se preparar para novos desafios”, concluiu o docente.
O Campus Inconfidentes contou nesta edição dos jogos com 76 estudantes, disputando 9 modalidades. Mesmo assim, conseguiu o maior número de medalhas nas modalidades coletivas entre todos os campi, sendo 3 de ouro e 3 de prata.
O campus apresentou também bons resultados nas modalidades individuais como tênis de mesa, com medalha de ouro no masculino e prata no feminino, e no atletismo com5 ouros, duas pratas e 2 bronzes.
Redes Sociais