AGROTEC

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 14h42 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h03
Além de palestras, estudantes participaram de minicursos. (Foto: Ascom)

Alunos dos Cursos Técnico em Agropecuária e Engenharia Agronômica participam de evento

Com o objetivo principal de apresentar aos estudantes as inovações e diversas novidades do mundo AGRO, os Cursos Técnico em Agropecuária e Engenharia Agronômica realizaram a AGROTEC.

O evento ocorreu entre os dias 5 e 9 de novembro, no Campus Inconfidentes. Palestras, mesa de debates e minicursos integraram a programação. “Estamos vivendo em constantes transformações, sendo necessário termos profissionais capacitados em diversas áreas. Além da troca de conhecimento, a AGROTEC faz tornar real a troca de experiências entre pesquisadores e estudantes, enriquecendo o currículo e a vivência acadêmica”, explicou uma das organizadoras, professora Sindynara Ferreira.

Os temas das palestras e dos minicursos da AGROTEC 2022 foram definidos visando promover debates sobre as constantes atualizações do mercado agronômico e agropecuário e das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para a produção agrícola. “Acredito que o objetivo foi alcançado com êxito”, completou a professora.

Durante a AGROTEC foi promovido, pela primeira vez no IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes uma atividade chamada “Hackathon - Jovem Challenge”. Em parceria com a FAEMG, foi desenvolvida uma maratona de inovação, desafiando os estudantes a buscarem e desenvolver soluções tecnológicas para pequenos produtores rurais. “A maratona possibilitou aos estudantes saber lidar com as pressões e imprevistos do mercado destinado ao fomento da Tecnologia no AGRO”, explicou Sindynara. “Não tenho dúvidas que a troca de experiências e conhecimentos que aconteceram nestas 15 horas de competição, trouxeram ganhos de aprendizado para todos, participantes, mentores, banca avaliadora e organizadores”, avaliou Sindynara, destacando que a AGROTEC foi muito além de buscar soluções inovadoras para os pequenos produtores rurais. “Ele ofereceu experiências que permitirão aos participantes se destacarem profissionalmente”, concluiu a educadora.

Homenagem ao ex-Reitor

O diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, fez uma homenagem ao ex-reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli.

O ex-reitor esteve no campus para uma palestra destinada aos estudantes participantes da AGROTEC.

O diretor-geral aproveitou a presença de Bregagnoli para convidá-lo oficialmente para ser paraninfo das próximas turmas, tanto dos cursos técnicos quanto superiores, que irão colar grau em fevereiro de 2023. Um ofício com o convite foi entregue ao professor Marcelo.

Emocionado, o ex-reitor aceitou o convite e reiterou a sua proximidade com o Campus Inconfidentes. “Eu sempre pude contar com o Campus Inconfidentes. A comunidade desta unidade do IFSULDEMINAS sempre respondeu aos projetos institucionais com muito comprometimento e cumplicidade”, afirmou Marcelo Bregagnoli.

De acordo com o professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a escolha do ex-reitor para paraninfo das turmas é um justo reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele durante os oito anos de gestão do Instituto Federal do Sul de Minas. “Testemunhamos o seu espírito aguerrido e combativo para alavancar o IFSULDEMINAS. E conseguiu! Em cada canto de nossa escola podem-se observar os resultados e os frutos de sua atenção e de seu carinho para conosco”, discursou Luiz Flávio, durante a entrega do convite oficial, no auditório do Centro de Procedimentos Ambientais.

Confira as imagens (Fotos: Ascom)