Página inicial > Notícias > Brigada de Incêndio

Brigada de Incêndio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 14h21 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h53
Servidores do campus são treinados para primeiros socorros (Foto: Ascom - Alex Bueno)

Servidores e colaboradores participam de curso e Brigada de Incêndio será instituída

O Campus Inconfidentes promoveu o Curso de Formação de Brigada de Incêndio Orgânica e a Brigada de Incêndio do campus será instituída por meio de uma Portaria que será publicada.

O treinamento aconteceu quinta-feira (10/11) e foi realizado pela 7º Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, de Pouso Alegre (CBMMG). Participaram do curso os servidores efetivos e colaboradores terceirizados do campus.

O objetivo foi treinar e organizar um grupo de servidores para atuação na prevenção, abandono de edificação, combate a princípio de incêndio e prestação de primeiros socorros, dentro de edificações do Campus Inconfidentes, formando assim a brigada de incêndio orgânica da instituição.

A carga horária foi 8 horas e foram abordados ações de prevenção como avaliação dos riscos, inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndioe rotas de fuga, elaboração de relatório das irregularidades encontradas, encaminhamento do relatório aos setores competentes, além de orientação à população fixa e flutuante e instrução de abandono de área com segurança;

Segundo o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, o curso aprofundou assuntos como identificação da situação e acionamento do Corpo de Bombeiros. “A grandiosidade de nossa escola demanda preparativos para o enfrentamento de quaisquer acidentes. Buscamos a excelência no uso de equipamentos de emergência com a finalidade única de preservação da vida, por isso, os primeiros socorros e noções de controle do pânico são essenciais para garantirmos a segurança de toda a comunidade escolar”, disse o gestor.

O curso, bem como a formação da Brigada de Incêndio na instituição é uma exigência do Decreto Estadual nº 47.998/2020.

Confira as imagens (Fotos: Ascom - Alex Bueno)