Página inicial > Notícias > Projeto Integrador

Projeto Integrador

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 16h42 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h52
Estudantes dos Cursos Técnicos participam de Baile dos anos 80, na quadra de esportes do Prédio Principal (Foto: Ascom - Alex Bueno)

Alunos dos Cursos Técnicos participam de baile dos anos 80. Atividade emocionou público

Socialização, desinibição e sentimento de liberdade. Essas foram algumas expressões usadas por estudantes dos Cursos Técnicos para descrever a experiência vivenciada durante o Baile dos Anos 80. O evento foi realizado na noite de quinta-feira (10/11), na quadra de esportes do Prédio Principal do Campus Inconfidentes e emocionou a plateia.

A iniciativa é uma das atividades do chamado “Projeto Integrador”, uma metodologia obrigatória para os alunos com a finalidade de trabalhar assuntos comuns das áreas técnicas e do ensino médio.

O objetivo do baile foi promover o conhecimento do cinema, da dança e das músicas dos anos de 1980. “No início, os alunos se sentiram inseguros. Depois eles entusiasmaram e abraçaram a ação e ainda conseguiram superar a timidez”, avaliou a Técnica em Assuntos Educacionais, Flávia Sejas Anderson, uma das responsáveis pela organização do evento. “Os alunos gostaram muito porque movimentou a escola, além da sala de aula”, completou Flávia.

Uma das atividades realizadas antes do baile, como ferramenta de motivação para o evento, foi a exibição e o debate sobre o filme “Namorada de Aluguel”, quando os estudantes conversaram sobre “bulling”.

O Baile dos Anos 80 fez parte do “Projeto Integrador Cine, Dança IF”, coordenado pela professora Cíntia Zoratitni e Delmo de Lima. Setenta estudantes participaram da performance que contou com apresentação musical do professor José Hugo de Oliveira.

A Orientadora Educacional, Rafaela Crestani. foi a coreógrafa. De acordo com ela, uma das principais conquistas da atividade foi o envolvimento e a socialização dos estudantes. “Eles nunca tinham experimentado algo parecido. Percebi que a autoestima deles foi valorizada, além da convivência e aproximação entre eles e com os professores”, comentou Crestani.

Aprendizado para os Estudantes

Um dos alunos mais envolvidos com a atividade era Murilo Alexandre Ribeiro, do 2º ano do Curso de Informática. Ele considerou o evento uma oportunidade para desenvolver a auto confiança. “Eu perdi um pouco da timidez e a conviver melhor com os colegas. Eu não faria isso normalmente”, comentou o jovem, natural de Inconfidentes. Esta também é a opinião da aluna, Maria Luíza Gomes Luz. Companheira de turma do Murilo, ela disse que a participação possibilitou melhor expressão. “Me senti livre, em superar a vergonha e a me expressar”, avaliou a estudante, destacando que sentiu bastante segura para a performance.

Os “Projetos Integradores” vão ser concluídos dia 07 de dezembro, quando será realizada uma feira cultural para todos os professores e alunos apresentarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos para atender esta exigência pedagógica.

Confira as imagens (Fotos: Ascom - Alex Bueno)