Página inicial > Notícias > IF Portas Abertas

IF Portas Abertas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 17h26 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h48
Estudantes de diferentes escolas da região chegam à Fazenda-Escola para 4ª Edição do IF Portas Abertas. (Foto: Ascom)

Estudantes da região se encontram no campus para conhecerem cursos do IFSULDEMINAS

Nesta quinta-feira (20/10), o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes promoveu a 4ª edição do "IF Portas Abertas". A finalidade do evento foi reunir estudantes de escolas públicas e privadas da região para conhecerem os cursos ofertados pela instituição federal. Este foi o primeiro “IF Portas Abertas” após a pandemia.

Vinte escolas do Sul de Minas estiveram no Campus Inconfidentes, quando cerca de 800 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram de palestras sobre temas relacionados aos cursos oferecidos, além de aplicação de testes vocacionais, com a finalidade de nortear os estudantes sobre as aptidões profissionais. “A grandeza deste evento mostra o compromisso do IFSULDEMINAS com a natureza de nossa existência que são o desenvolvimento da pesquisa, dos projetos de extensão e do ensino em nosso país”, disse o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando a presença das escolas da região. “Ver a alegria dos jovens conhecendo as nossas estruturas e se encantando por ela me faz pensar que vale a pena superar qualquer dificuldade”, completou o diretor.

Estudantes de cursinhos, pais, responsáveis e comunidade também puderam participar. Além disso, houve um “tour” pela Fazenda-Escola, quando os visitantes conheceram os setores produtivos, como laticínio, suinocultura, cunicultura e laboratórios. Ariane Lopes é professora de Física na Escola Estadual Provedor Theófilo Tavares Paes, de Monte Sião (MG). Ela coordenou a visita de um grupo de estudantes. Segundo a educadora, o evento despertou os alunos para um tipo de educação diferenciada. “Eles tiveram uma visão ampla da escola. O clima amistoso e leve da instituição despertou neles uma vontade de vir estudar aqui. Tem uma variedade de coisas para eles fazerem aqui. É interativo”, constatou a educadora.

Estiveram presentes estudantes de cidades como Varginha, Pouso Alegre, Monte Sião, Bragança Paulista e São Sebastião da Bela Vista. Uma das alunas é Tainá de Oliveira. Ela estuda na Escola Estadual Coronel Capistrano, na cidade de São Sebastião da Bela Vista. “Eu gostei muito da escola. Me chamou atenção os equipamentos do Curso de Biologia, como os microscópios”, contou a jovem estudante do 9º ano.

Exposições

Quarenta e nove expositores demonstraram ao público os projetos, cursos, setores e grupos de estudos do Campus Inconfidentes. Dentre os expositores, estava o grupo do Arquivo Escolar do campus. Coordenado pela professora Melissa Salaro Bresci, o projeto de resgate histórico dos documentos e do patrimônio material da instituição existe desde 2010. Foram expostos livros, relatórios anuais de matrículas, acervo de fotografias dos anos de 1940 e inquéritos do período de internato da escola. “Muita gente ficou curiosa sobre a nossa história, inclusive alunos de nossa instituição. Conhecer essa história nos faz aproximar da instituição e nos impulsiona para avançar para o futuro”, comentou professora Melissa.

De acordo com o coordenador de Extensão, Cauê Trivellato, o evento demonstrou o comprometimento da comunidade com a divulgação da escola. “O envolvimento dos alunos e servidores foi muito positivo. Estava tudo muito bem preparado. Foi um evento que encheu os olhos dos visitantes”, avaliou Cauê, destacando o trabalho do Setor de Extensão. "A equipe do nosso Setor, responsável pela coordenação do evento trabalhou de forma exemplar. A nossa servidora Juliana Tenório fez um trabalho irreparável", avaliou Trivellato.

Apresentações artísticas, culturais e esportistas também integraram a programação. Talia do Prado Braga está no 4º período Engenharia Agronômica e é membra da Associação de Estudantes “Atlética”. “Estou muito feliz. Atingimos nosso objetivo que foi trazer muitos jovens para conhecer a realidade de nosso IF e a realidade de tudo que temos aqui dentro, de forma gratuita”, avaliou a estudante, natural de Pouso Alegre.

Os participantes também puderam visitar uma tenda onde receberam informações sobre o Processo Seletivo do IFSULDEMINAS. Um Laboratório de Informática foi disponibilizado para os interessados se inscreverem para ingressar na escola no ano de 2023. O campus abriu vagas para 12 cursos superiores e para 5 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, todos gratuitos.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom - Alex Bueno)