Página inicial > Notícias > Arduíno Challenge 2022

Arduíno Challenge 2022

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 13h54 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h47
Diretor-geral, professor Luiz Flávio, recebe equipe vencedora e professora, Luciana Faria, no gabinete. (Foto: Ascom)

Equipe do campus supera 13 colégios e consagra-se campeã de torneio de robótica

A equipe do 3º ano A do Curso de Informática do Campus Inconfidentes venceu o Torneio Arduíno Challenge 2022. O evento foi realizado entre os últimos dias 22 e 23 de setembro, no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), em Santa Rita do Sapucaí (MG).

A equipe vencedora foi composta pelos alunos Pedro Luiz de Moraes Ferreira, José Roberto Pereira Neto e Gustavo de Freitas Caniello da Rosa. Cada membro da equipe ganhou um Kit Arduíno, além de um troféu. Eles foram acompanhados pela professora Luciana Faria."Foi muito gratificante participar do Torneio Arduino Challenge do Inatel,ver o empenho de cada integrante trabalhando em equipe. Mas a satisfação maior foi ver o sorriso estampado no rosto dos nossos alunos após a vitória", comemorou Luciana.

Na primeira etapa, os estudantes do Campus Inconfidentes enfrentarem 390 alunos de 13 colégios de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na etapa final, eles superaram 36 alunos, 3 de 12 colégios.

O Torneio Arduino Challenge é um programa de iniciação à Engenharia, com o objetivo de promover uma competição de robótica.

Os alunos foram desafiados a montar circuitos eletrônicos e programá-los utilizando a plataforma de prototipagem Arduíno.

No primeiro dia de competição, foram realizadas atividades com o objetivo dos participantes se conhecerem. Atividades recreativas também foram realizadas para os alunos se situarem no local, onde no próximo dia seriam desenvolvidas as atividades da prova final.

A competição final aconteceu no dia 23 de setembro. Das 8h às 11h30, houve uma revisão geral de todos os tópicos abordados e, no período da tarde, das 13h às 17h, ocorreu a grande final, quando a equipe do campus consagrou-se campeã.

De acordo com o diretor-geral do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a conquista da equipe revela a seriedade do processo de ensino e de aprendizagem implantado na instituição. “A vitória da equipe de nossa escola é uma prova inconteste da qualidade de nosso ensino. Eles foram capazes de superar muitas equipes e trazer o troféu para nossa instituição”, comemorou o diretor.