Página inicial > Notícias > 200 anos da Independência

200 anos da Independência

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 09h36 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h47
Balizas, fanfarra, alunos e egressos desfilam na Avenida Alvarenga Peixoto (Foto: Alex Bueno)

Fanfarra, balizas e pelotões de alunos e egressos fazem homenagem à Pátria

O Campus Inconfidentes protagonizou, na manhã desta quarta-feira (07/09), as homenagens pelos 200 anos da Independência do Brasil. A Sessão Cívica ocorreu na Praça Tiradentes e marcou o retorno das festividades pelo dia da Independência, interrompidas por 3 anos devido à pandemia do Coronavírus.

A Fanfarra “Professor Gabriel Vilas Boas”, acompanhada pelos pelotões das bandeiras dos Estados brasileiros, bem como pelas balizas e pelos alunos e egressos, desfilou pela Avenida Alvarenga Peixoto e levantou a plateia com interpretações de um repertório variado, com canções dos anos 50 e 60, MPB e rock. "Foi um dia extremamente significativo. Passamos a fase da pandemia preocupados em manter conectados com o nosso público, através de vídeos montagens. Foi muito bom perceber o comprometimento de todos. Foi um dia de muita interação", avaliou um dos membros da Fanfarra, professor José Hugo de Oliveira, frizando o tempo dedicado para os ensaios. "Cumprimos a nossa missão, nos emocionamos e fizemos o público se emocionar", concluiu José Hugo.

Autoridades civis e militar marcaram presença. O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, bem como vereadores e gestores de outras escolas do município de Inconfidentes também estiveram na Sessão Cívica.

A aluna do curso Técnico em Meio Ambiente, Maria Fernanda Souza, descreveu em uma rede social a experiência da participação no desfile. “Meu primeiro desfile com o IF e que orgulho eu sinto da Federal, como sempre arrasando todos os anos em tudo o que fazem e acredito que o dia da Independência seja um dos dias em que mais brilhamos”, escreveu a estudante. “Eu não consigo colocar em palavras tudo o que estou sentindo, foi uma das melhores experiências que já vivi, me arrepiei o desfilei inteiro, tive vontade de chorar, de gritar de sair correndo de tanta emoção e ansiedade”, completou a jovem.

As bandeiras do Brasil, do Estado de Minas Gerais e de Inconfidentes foram hasteadas. Alunos da Rede Municipal de Ensino fizeram apresentações culturais.

Histórico da Fanfarra

A Fanfarra Gabriel Vilas Boas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes teve sua origem no ano de 1920, na instalação do Patronato Agrícola “Visconde de Mauá”.

Com 102 anos de tradição, a Fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas é patrimônio de Inconfidentes e da região.

Denomina-se hoje Fanfarra Gabriel Vilas Boas, em homenagem àquele que muito fez pela Instituição e amou esta Fanfarra como extensão da Educação que ministrou enquanto Diretor-Geral.

Atualmente a corporação musical conta com aproximadamente 60 membros.

Confira as imagens  (Fotos: Alex Bueno)