Página inicial > Notícias > Solidariedade

Solidariedade

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 08h12 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 09h40
Colaboradores do Campus Inconfidentes preparam a terra para receber plantas.

Campus constrói horta no asilo de Ouro Fino e idosos ajudam no cultivo

Uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, o Asilo São Vicente de Paula, de Ouro Fino, e o Ministério Público está viabilizando a construção de uma horta em um terreno de mais de 1000 m2, na instituição de abrigo de idosos. “Em função da nossa expertise na condução deste tipo de trabalho, fomos acionados para reerguer a horta do asilo. A intenção é cumprir nossa missão social, envolvendo servidores e alunos neste trabalho tão nobre”, explicou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

Plantas como beterraba, cenoura, almeirão e quiabo foram escolhidas com a indicação da nutricionista do Asilo para serem cultivadas. “Nossa intenção é produzir uma horta com o mínimo possível de produtos químicos. Vamos usar esterco natural”, explicou o Coordenador de Agricultura, José Roberto de Carvalho.

A horta está sendo cultivada pelos funcionários do Asilo, além dos idosos. “Eles vão se dedicar e isto colabora para a higiene mental dos idosos”, completou José Roberto. A manutenção dos canteiros conta com a orientação dos profissionais do IFSULDEMINAS. As plantas serão consumidas pelos idosos atendidos pelo asilo. Os trabalhos tiveram início em julho de 2021. Em agosto, foram feitas análises de solo e aplicadas técnicas de melhorias no terreno. Uma estufa também foi construída.

Confira as imagens: