Página inicial > Notícias > Dosadores de álcool gel

Dosadores de álcool gel

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 10h24 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 08h31
Servidores do campus recebem dosador no gabinete. (Foto: Ascom)

Campus Inconfidentes recebe doação de dosadores de álcool gel do Instituto Federal de São Paulo

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) doou 10 unidades de dosadores automáticos de álcool gel para o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

A tecnologia foi confeccionada em atendimento ao Edital 155/2020-IFSP - Prospecção de projetos relacionados à prevenção e combate ao COVID-19 - sob responsabilidade do Professor Edson Anício Duarte, do Campus Campinas (SP). “O dosador automático de solução higienizadora é um equipamento para evitar o contato das mãos do usuário com a bomba dosadora do álcool em gel ou de sabão líquido”, descreveu o professor Edson no projeto.

De acordo com o docente do IFSP, o acionamento mecânico dos dosadores convencionais é uma fonte em potencial da contaminação e posterior disseminação do vírus, por isso a utilização de um sensor óptico, para acionar o dosador, evita o contato com as mãos e minimiza o risco de contaminação. “São utilizados componentes comerciais e de baixo custo para a confecção do dispositivo, permitindo assim a sua multiplicação e produção em escala”, completou o professor que é Doutor em Engenharia Mecânica na área de Mecatrônica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Para a confecção do aparelho foram usados materiais como madeira (mdf), sensor infravermelho, plástico e componentes eletrônicos. “Assim que o sensor óptico é acionado, a bomba liga e começa a dosagem do álcool”, explicou o autor do projeto.

Os equipamentos foram entregues ao gabinete da direção geral na manhã desta terça-feira, 20. “Ficamos imensamente gratos ao IFSP por esta doação. A tecnologia elaborada lá vai contribuir com a prevenção ao Coronavírus em nosso campus”, disse o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

Os equipamentos foram entregues pelo técnico em Tecnologia da Informação, Alessandro Rangel, que foi redistribuído do Instituto Federal de São Paulo para o Campus Inconfidentes. No IFSULDEMINAS, ele irá atuar no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

As unidades dos dosadores serão instaladas nas dependências do Campus Inconfidentes para uso dos estudantes, servidores e comunidade do IFSULDEMINAS.