Página inicial > Notícias > Medalha de Ouro

Medalha de Ouro

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2019, 15h27 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h17
Alunos condecorados com medalhas no Concurso Canguru de Matemática.(Foto: Cesar Neves)

Alunos do campus conquistam medalhas em concurso internacional de matemática

Um estudante do Campus Inconfidentes conquistou medalha de ouro e outros cinco foram condecorados com medalha de bronze no Concurso Canguru de Matemática 2019. No total, 104 alunos do campus participaram da competição. O concurso premiou ainda outros quatro alunos do Campus Inconfidentes com Medalha de Honra ao Mérito.

O aluno do 2º ano 1, do curso Técnico em Informática, Marcos Antônio de Lima Júnior, ganhou medalha de ouro. Segundo ele, a participação no concurso o fez aprofundar o gosto pela disciplina. “Sempre gostei de matemática. Essas disputas me forçam a aprender mais”, contou o jovem, afirmando que sempre busca aperfeiçoar o aprendizado por meio de disputas como Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

A prova foi realizada no dia 23 de março e constava de trinta questões teve uma duração de 140 minutos, exigindo dos alunos conhecimento, pensamento e velocidade para realizar a prova. A cada dez problemas apresentados o nível de dificuldade aumentava. Os alunos foram desafiados a solucionar tarefas como operações com números reais, gráficos, equações funcionais, polinômios de uma variável, princípio da indução, geometria euclidiana plana e geometria analítica plana.

De acordo com um dos professores de Matemática do Campus, Gelindo Martinelli Alves, ampliar e incentivar a aquisição dos conhecimentos matemáticos, a intenção de envolver o campus no concurso foi contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática, favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada. “Estamos muito satisfeitos com a atuação de nossos alunos, pois sendo a primeira vez que eles participam deste concurso de nível internacional, foi uma grande vitória de nossos estudantes e uma forma de verificação que estamos no caminho certo”, comentou o docente, destacando a iniciativa do professor Joelson Dayvison Veloso Hermes para inscrever os estudantes.

A entrega da premiação será feita durante uma cerimônia no Campus Inconfidentes, com data a ser definida.

Conheça o Concurso

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. É a maior competição internacional de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, em 75 países.

Veja o resultado