Página inicial > Notícias > Festival Arte e Cultura

Festival Arte e Cultura

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 08h04 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 09h55
Alunos dos campi do IFSULDEMINAS apresentam performances culturais.

Estudantes dos campi se encontram em Inconfidentes para manifestações culturais

O Festival de Arte e Cultura promovido pelo IFSULDEMINAS reuniu cerca de 300 estudantes de todos os campi, em Inconfidentes, entre os dias 19 e 20 de novembro.

Durante os dois dias, os participantes puderam assistir peças teatrais, desfile de moda, exposição de quadros, e apresentações de música e de dança, além de participações em oficinas. Artistas da região também se apresentaram no palco montado em frente ao prédio principal do campus, mostrando tradições como Catira, Congada e Folia de Reis. "Ações assim incentivam a participação em atividades culturais por meio de projetos que têm aporte financeiro e apoio da Reitoria e todos os campi. A cada ano são mais volumosas as iniciativas, que com certeza contribuem com a permanência e êxito de nossos alunos", disse o pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa.

O Festival é um evento itinerante e de articulação coletiva da qual participam a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a Coordenação de Esporte e Cultura, os campi, as Coordenações de Extensão e as Coordenações de Arte e Cultura e demais coordenadores de projetos de extensão nas áreas culturais. "Este ano fomos agraciados com o apoio do Campus de Inconfidentes que sediou o evento de forma brilhante demonstrando toda a capacidade em receber uma ação desse porte ao mobilizar vários setores para que tivéssemos êxito na realização do evento", completou Ávila. Nesta quarta edição, o evento contou com mais de 30 atrações de todos os 8 campi. "Sempre que terminamos um evento já estamos iniciando a articulação do próximo. Essa articulação é coletiva e democrática em reuniões e constante conversar entre os membros da Comissão Institucional de Arte e Cultura e a PROEX visando trazer toda a expressividade de nossas ações artísticas para socializarem seus resultados no Festival", concluiu o pró-reitor.

De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante meses, a comunidade escolar, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal, se empenhou para oferecer a melhor recepção para os participantes “Tivemos a preocupação de receber bem os visitantes, preparando os locais para realizar os eventos e acomodar as comitivas de todos os campi”, explicou Luiz Flávio. “É uma responsabilidade enorme, mas demos conta”, completou o diretor, agradecendo todos os departamentos do campus envolvidos na realização do Festival.

Cultura, Política e Sociedade

Parte das apresentações incentivou a plateia à reflexão sobre o contexto político e social do país. Temas como feminicídio, homofobia e ideologias políticas foram exibidos. Segundo o coordenador do setor de Arte e Cultura do Campus Inconfidentes, professor Luiz Carlos Negri, os assuntos em pauta revelam a atualidade social. “São assuntos que mostram como a sociedade olha ou ignora esses temas”, disse o professor, explicando que a Declaração dos Direitos Humanos foi pesquisada e estudada para a elaboração da peça teatral “Na Terra dos Homens de Bem” apresentada pelo grupo Arte Federal. “Lemos a Declaração e a estudamos. Vimos onde estão os apagamentos, onde as pessoas estão esquecendo olhar para os Direitos Humanos”, explicou o educador.

A aluna do Curso de Comunicação Visual do Campus Passos, Melissa Silva, integrou um grupo de dança. Na intervenção cultural, ela e as colegas levantaram a bandeira contra o feminicídio. “Diante de tantas coisas que acontecem, de tantas mulheres que são machucadas, estupradas, nós precisávamos de algo para dar voz a elas. Nós pensamos na música e na dança para transmitirmos esta mensagem”, defendeu.

Estrutura

Para receber os visitantes, o Campus Inconfidentes preparou, além dos lugares para os espetáculos, estrutura de alimentação e local para os alunos e servidores de outras unidades se alojarem. Foram servidos café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e café da noite. Para se ter uma ideia, em dias comuns, são servidos cerca de 40 quilos de arroz no almoço. Com a realização do evento, o número saltou para 70 quilos.

A organização precisou ainda ampliar o número de locais para funcionarem como alojamentos. “A gente criou outros locais de acolhida, além dos alojamentos, como as casas da Coordenação Geral de Assistência ao Educando -CGAE e Salão de Jogos. Trabalhamos em equipe para garantir o bom andamento”, contou a coordenadora Geral de Assistência ao Educando, Adriana Oliveira. Ainda de acordo com Oliveira, os estudantes se comportaram bem durante os dias do evento. “Não tivemos nenhuma ocorrência de indisciplina”, relatou.

A aluna Estela Costa, estudante do Curso Técnico em Administração, do Campus Três Corações, esteve no Festival. “A receptividade aqui foi muito bacana. Os monitores nos orientaram e nos fizeram situar no ambiente”, avaliou a aluna. “O contato com a cultura é muito valioso para a gente. As apresentações foram diversificadas e ampliaram meus horizontes”, concluiu Estela.

Fotos: José Valmei Bueno / Paula Doná / Roberto Mendonça

Confira as imagens: