Lançamento de Ebook

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 07h43 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h27 | Acessos: 4186
Aloísia Hirata e professor Luiz Carlos Dias da Rocha organizaram os escritos.

Servidores do IFSULDEMINAS publicam livro sobre Sistemas Participativos de Garantia

Os servidores do IFSULDEMINAS, Aloísia Rodrigues Hirata e Luiz Carlos Dias da Rocha, estão lançando o livro “Sistemas Participativos de Garantia: Histórias e Experiências”. A obra está disponível pela Internet (Baixe aqui).

O ebook apresenta um panorama contextualizado dos Sistemas Participativos do Brasil (SPGs), os principais registros sobre a regulamentação da agricultura orgânica no Brasil e o reconhecimento dos Sistemas Participativos de Garantia como mecanismos de avaliação da conformidade orgânica e será lançada na versão e-book e impressa.

De acordo com um dos organizadores do livro, Luiz Carlos Dias da Rocha, a obra traz relatos de diversas experiências construídas nas diferentes regiões do país e uma reflexão sobre o momento atual dos SPGs. “O tema é oportuno e atual. Nos últimos anos, o Brasil tem observado um forte crescimento no número de propriedades e pessoas que trabalham na produção orgânica e agroecológica. A produção destes alimentos em conformidade com a legislação brasileira precisa de acompanhamento, e os SPGs constituem uma metodologia adequada para isso”, comentou o professor, destacando o Brasil como pioneiro na regulamentação desta forma de certificação.

Comemoração

O livro foi escrito para as comemorações dos 10 anos do credenciamento do primeiro Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) no Ministério da Agricultura. “Queremos comemorar esta data reunindo as informações sobre este crescimento e evidenciando a relevância do tema para o país”, completou Luiz Carlos.

A ideia de publicar um livro sobre esse tema veio de um diálogo dos autores com a auditora fiscal do Ministério da Agricultura de Belo Horizonte, Lygia de Oliveira Figueiredo Bortolini, apoiadora do SPG Sul de Minas. “Pensamos em um livro que, além de fazer um panorama contextualizado dos SPGs do Brasil, também pudesse contar a interessante história da regulamentação da agricultura orgânica no Brasil, além de socializar as histórias de constituição e as experiências práticas de funcionamento dos SPGs”, contou a autora Aloísia Hirata.

Aloísia Hirata destacou ainda que para escrever o livro, foi realizada uma pesquisa nos SPGs para levantamento dos dados e algumas pessoas que participaram da trajetória de regulamentação da agricultura orgânica no Brasil foram convidadas para escreverem o histórico. Além disso, foi aberto um edital para que os SPGs pudesse participar com relatos de experiências. Foram selecionadas 17 experiências representando todas as regiões brasileiras para compor este capítulo. Um Termo de Execução Descentralizado (TED) entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o IFSULDEMINAS foi firmado para cobrir as despesas com a pesquisa e a publicação do livro.

O lançamento do livro impresso será realizado em breve, após a conclusão das impressões, e de acordo com as possibilidades atuais em relação a realização de eventos no País.

O livro

O ebook começou a ser escrito em 2018.

O livro está dividido em quatro partes. Na primeira, são apresentados os números e a realidade dos SPGs no Brasil, estrutura, funcionamento, perfil dos agricultores e agricultoras,  e as organizações que fazem parte do sistema. Na segunda parte, o livro traz uma contextualização histórica sobre a regulamentação da agricultura orgânica e o reconhecimento dos SPGs no Brasil, abordando a visão dos movimentos sociais e técnicos do governo. A parte três premia os leitores com experiências desenvolvidas, vivenciadas ou praticadas por agricultoras e agricultores em diferentes partes do país. Para finalizar, uma reflexão é proposta sobre como os SPGs chegaram ao ponto atual de organização, e para quais caminhos serão orientados a partir de 2020. O assunto é abordado em 228 páginas no e-book e 248 páginas na versão impressa.

Importância da obra para o IFSULDEMINAS

Para o IFSULDEMINAS, este trabalho tem o objetivo de reiterar o compromisso institucional com a sociedade. Desde 2012, o Instituto tem sido ator importante no Sul de Minas Gerais, contribuindo com a criação e fortalecimento do SPG Sul de Minas. Com este engajamento, não demorou para que a demanda por ações se estendesse para outras regiões do estado e do país. Nos últimos anos, com o apoio dos extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, muitas ações foram realizadas em âmbito nacional, promovendo o fortalecimento do tema e também ampliando a inserção do Instituto Federal no assunto.

A missão do IFSULDEMINAS, prima pela formação profissional e neste sentido, a atuação de servidores da instituição como colaboradores dos SPGs, constrói pontes para a aproximação dos estudantes da instituição com a realidade de agricultoras e agricultores e proporciona um ambiente de formação. “Acreditamos que para uma agricultura sustentável, com respeito ao meio ambiente, aos consumidores e agricultores, é fundamental que as instituições públicas rompam seus muros com a sociedade e que seja atuante na solução das suas demandas”, explicou Hirata, frisando  o intuito da aceitação do convite para a organização do livro.

Elaboração dos mapas: Guilherme Camilo

Design gráfico dos mapas: Davis Souza