Na Argentina

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 08h46 | Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 08h21 | Acessos: 2198
Estudante do campus, Kenion Visconcin, representa o Brasil em competição na Argentina.

Aluno do Campus Inconfidentes participa de Olimpíada de Agropecuária, na Argentina

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) enviou no dia 25 de novembro uma equipe de alunos e professores à Argentina para participar da “Olimpiada Nacional Especialidad Agropecuária”, no Instituto Línea Cuchilla, em Ruiz de Montoya, província de Misiones.

O Campus Inconfidentes foi representado pelo professor Evando Coelho e pelo aluno do Curso Técnico em Agropecuária, Keniow Visconcin. "Melhorou meu currículo. Adquiri conhecimento próprio da Argentina que não obteria no Brasil, como por exemplo como fazer uma cultivar de adubo verde que mistura mandioca e melancia, além de ter tido experiência na prática com produtor rural de lá", contou Keniow.

A competição foi organizada pelo Instituto Nacional de Educación Tecnológica (INET), do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina, que enviou o convite ao IFSULDEMINAS depois que cinco equipes argentinas participaram da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu.

A equipe do IFSULDEMINAS foi composta ainda pelos membros do Campus Muzambinho: a aluna Brenda Ramos da Silva e o professor Marcelo da Rosa.

A olimpíada

Professores Evando Coelho e Marcelo Rosa acompanham estudantes.

Realizada entre os dias 26/11 e 30/11, a olimpíada na Argentina foi marcada por dois momentos: inicialmente, cada grupo de alunos apresentou um trabalho escolar previamente preparado na sua instituição, cujo tema estivesse vinculado à produção agrícola. Após essa atividade, foram formados grupos de seis discentes de várias nacionalidades para enfrentarem uma situação-problema relacionada a um setor didático escolar produtivo.

Desta forma, após desenvolverem uma proposta, a equipe composta pelos alunos do IFSULDEMINAS foi premiado na categoria Grupo Mencionado e trouxeram medalhas para o Brasil. O IFSULDEMINAS, a convite da organização, foi o único representante de nosso país.

Para o professor Evando Coelho,  a presença da equipe foi de extrema importância. “Estar em contato com os principais docentes que trabalham com Ensino Técnico Agropecuário na Argentina propiciou a troca de muitas impressões sobre a forma de ensino, reconhecer problemáticas usuais, conhecer a forma convencional da olimpíada da Argentina e aproveitar os bons exemplos. Além disto, estreitamos relações com as autoridades de Educação Técnica de lá, pensando em futuras ações integradas entre IFSULDEMINAS e Governo da Educação argentino, por exemplo”, frisou o docente.

Com informações de Kelli de Oliveira, Coordenação de Olimpíadas Científicas
Ascom/Reitoria