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Participação Social

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 10h49 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 07h10 | Acessos: 819
Cidadãos podem apresentar críticas, elogios e sugestões.
Cidadãos podem apresentar críticas, elogios e sugestões.

Campus Inconfidentes instala caixas para coleta de críticas, elogios e sugestões

Com objetivo de ampliar e garantir a participação social, a proteção e a defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública e promover o diálogo, o Campus Inconfidentes instalou, no último dia 04, cinco caixas de participação social.  Com a instalação, as comunidades interna e externa poderão utilizar do canal para dialogar com o campus. A ferramenta, para isso, são os formulários disponíveis nas caixas de participação. Os cidadãos poderão apresentar sugestões, elogios, críticas, dúvidas, denúncias, pedidos de simplificação do serviço, além de pedidos de informação.

Os formulários serão coletados todas as sextas-feiras para análise do conteúdo e respondida a manifestação. Quando o cidadão se identificar será devolvida a resposta por meio do contato apresentado pelo manifestante. Todas as manifestações serão respondidas, armazenadas e registradas em planilha para divulgação e para o cumprimento dos objetivos elencados na política de dados abertos.

As caixas foram instaladas nos seguintes pontos:

1 – Prédio Principal (Próximo à recepção)

2 – Fazenda Escola (Próximo ao relógio de ponto)

3 – Setor de Transporte (Em frente ao almoxarifado)

4 – Restaurante Estudantil (ao lado do lavatório)

5 – Biblioteca (Próximo à recepção)

Como pode ser feita a manifestação nas caixas de participação social?

Em cada caixa haverá formulários onde o usuário poderá fazer elogios, reclamações, dar sugestões, pedir informações ou esclarecimento das dúvidas. O tempo de resposta dos pedidos é de até 30 dias, prorrogável de forma justificada de uma única vez, por igual período, conforme previsto na Lei 13.460/2017, de Proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. O número de protocolo fica registrado no canto superior do formulário.

A Ouvidoria do IFSULDEMINAS

Criada em primeiro de dezembro de 2010, a Ouvidoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), desde o lançamento da Lei de Acesso à Informação, em maio de 2012, e do Código de Defesa de Usuário de Serviços Públicos, em junho de 2017, presta serviços de atendimentos por diversos canais, inclusive, por meio do sistema federal que é monitorado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o Fala.BR que permite o cidadão encontrar, em um único local, todas as formas de interação com a Instituição, seja para manifestações no Sistema Federal de Ouvidorias, ou para pedidos de acesso à informação(e-Sic) ou pedidos de simplificação do serviço no sistema Simplifique.

De cunho imparcial, o setor é um canal aberto que representa o cidadão e a comunidade acadêmica junto aos órgãos públicos. Desta forma, valoriza a democracia e o respeito por toda a população. O setor também possui a responsabilidade de analisar a qualidade do serviço prestado pelo IFSULDEMINAS.

Conheça os tipos de manifestação e os relatórios de atendimentos do serviço de Ouvidoria do IFSULDEMINAS.

Programa Ouvidoria Ativa

O atendimento por meio das caixas de participação social é uma das ações do Programa da Ouvidoria Ativa promovido pela Ouvidoria Institucional com o apoio dos campi, a partir de outubro desse ano haverá atendimentos presenciais da Ouvidoria Institucional em uma sala específica no campus Inconfidentes em data a ser definida e palestras serão realizadas aos discentes e toda a comunidade interna e externa com o intuito de promover esclarecimentos sobre o serviço de Ouvidoria, quando o cidadão deve acionar e como acionar o serviço.

Em caso de dúvidas ou caso o usuário busque promover o diálogo com o IFSULDEMINAS por outro canal de comunicação, você pode acionar também a Ouvidoria Institucional:

Presencialmente: Por meio de pré-agendamento de visita no endereço Avenida Vicente Simões, 1111 - Bairro Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre /MG – CEP: 37550-000 no horário de atendimento: Segunda à Sexta, das 08h ao 12h e 13h às 17h.

Telefone: (35) 3449-6176

Whatsapp: (35) 9 9720 1435

E-mail:ouvidoria@ifsuldeminas.edu.br

Para registrar sua manifestação pelo sistema Fala.BR clique aqui.

Formulário online

Com informações da Ouvidoria do IFSULDEMINAS


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