Visita de Cônsul

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 08h37 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h14 | Acessos: 3096
Cônsul Dario Savarese atua em Belo Horizonte, desde 2018

Cônsul da Itália, Dario Savarese, visitará o Campus Inconfidentes nesta sexta-feira,20

O Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, visitará o Campus Inconfidentes na próxima sexta-feira, 20. O objetivo da visita é conhecer os projetos de Pesquisa e de Extensão desenvolvidos pelo Campus Inconfidentes, bem como o funcionamento de uma instituição de ensino.

Savarese deverá assinar também uma Carta de Intenções para firmar futuras parcerias entre o Campus Inconfidentes e o Consulado da Itália. “Queremos entregar esse documento para ele com a finalidade de apresentar o IFSULDEMINAS e firmar parcerias com instituições de ensino italianas que têm cursos afins com a nossa instituição, como por exemplo, ciências agrárias”, explicou o professor Luiz Carlos Negri, um dos organizadores da visita. O docente fez uma pesquisa para listar as escolas italianas que oferecem cursos com grade curricular equiparada aos cursos ofertados pelo campus. “Poderemos fazer parcerias valiosas”, acrescentou Negri.

A cerimônia de recepção do Cônsul será às 8h, no anfiteatro de Centro de Procedimentos Ambientais (CPA), localizado na Fazenda Escola. O evento é aberto para a comunidade. A fanfarra Professor Gabirel Vilas Boas e o Coral Em Canto farão apresentações durante a cerimônia.

Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flário Reis Fernandes, a visita poderá ser uma oportunidade para o IFSULDEMINAS aprofundar as fortes relações que o Sul de Minas tem com a Itália. " Vivemos em uma região onde a migração italiana foi bastante forte. Nossa instituição pode ser uma ferramenta importante de aprofundamento desta relação", comentou o gestor.

Cônsul Dario Savarese

Dario Savarese 2Nascido em Nápoles no dia 01° de setembro de 1983, o Cônsul Dario Savarese, formou-se em Ciências Políticas pela Universidade degli Studi di Napoli “L’Orientale”. Antes de iniciar a carreira diplomática, ensinou língua e cultura italiana nas instituições escolares da França. Em 2010 foi aprovado no concurso diplomático e ocupou os principais cargos junto à Diretoria Geral para a mundialização e questões globais. De janeiro de 2014 a junho de 2018 prestou serviço junto à Embaixada da Itália na Tunísia na qualidade de Chefe do Setor Econômico-Comercial. Desde 29 de junho de 2018 assumiu o cargo de Cônsul da Itália em Belo Horizonte.

convite consul final