Atletismo

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h10 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h32 | Acessos: 2734
O projeto “AtletIF: da iniciação a formação de atletas” possui como objetivo estimular a prática do atletismo como forma de lazer e socialização.

Aluno do Campus Inconfidentes é campeão em prova de atletismo em Santa Rita de Caldas

O aluno Amario Felipe Portela, do curso Técnico em Informática do Campus Inconfidentes, foi campeão da corrida de 5 quilômetros que aconteceu nesse domingo (08), na cidade de Santa Rita de Caldas – MG, denominada “Rota das 7 Capelas”. De acorco com Amario Felipe, os bons resultado no esporte fizeram a prática se tornar uma paixão. “Fui evoluindo com o passar do tempo e cada vez mais motivado pelos meus resultados resolvi casar com o atletismo. O atletismo mudou muito minha vida, e para melhor", contou Portela.

O discente faz parte do projeto “AtletIF: da iniciação a formação de atletas”, coordenado pela professora Renata Beatriz Klehn e foi idealizado pelo diretor-geral do Campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes, no início da gestão. “Meu objetivo foi fomentar atividades no atletismo com a intenção de desenvolver atividades esportivas nos horários vagos, para formar atletas”, contou o diretor do campus. “Ao mesmo tempo para que tenham atividades físicas por questões de saúde, dar uma relaxada nas questões didático-pedagógicas, a gente quer formar uma equipe de competidores de bom nível, e deu certo. Esse é o primeiro resultado e espero que venham muitos outros”, completou parabenizando os envolvidos no projeto.

O AtletIF

O projeto “AtletIF: da iniciação a formação de atletas” possui como objetivo estimular a prática do atletismo como forma de lazer e socialização, integrar os participantes do projeto a partir dos treinos e contribuir para a utilização do tempo livre em algo produtivo e saudável, além de incentivar a participação em eventos esportivos como os circuitos de corrida de rua, os Jogos dos Institutos Federais (JIF).

Os treinos acontecem segunda, quarta e quinta-feira das 11h às 12h e ainda na quarta-feira das 15h às 17h. São 14 alunos, entre meninas e meninos, que participam dos treinos fixos. Mas também há alunos que treinam esporadicamente como forma de lazer ou pra manter a qualidade de vida.

“Atualmente todos os alunos são do próprio campus. A partir da segunda quinzena do mês de setembro iniciaremos os treinamentos para os alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos”, comentou a coordenadora, professora Renata Beatriz Klehn. “Além disso, vislumbramos ainda que haja adesão também por parte dos servidores do campus e comunidade externa nos treinamentos”, planeja Klehn.

A maior procura é pela corrida. São realizados treinos nas distâncias de 100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros, 1500 metros, 5 km e 10 km, além da corrida de revezamento. Também há alunos treinando o lançamento de dardo e disco e o arremesso de peso.

“Há uma demanda antiga em nosso campus para que houvesse a difusão da prática do Atletismo para além das aulas de Educação Física”, completou Renata. “Com os resultados satisfatórios que tivemos nessa modalidade esportiva nos últimos dois anos nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), percebemos que haviam alunos potencialmente habilidosos no Atletismo e que devíamos investir em um projeto de treinamento específico”, pontuou Beatriz Klehn.

O projeto iniciou-se em abril deste ano e vai até dezembro. Mas com o sucesso que o projeto já está fazendo, a probabilidade é que ele retorne no início das aulas de 2020. Em maio, o projeto foi contemplado no Edital 161/2018 da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, o que possibilitou a contratação de um bolsista, que ministra os treinamentos.