Café em pauta

Escrito por Paula Erika Goedert Doná | Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 11h16 | Última atualização em Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 12h00 | Acessos: 1291
Produtores rurais e alunos assistem palestra sobre café

Campus Inconfidentes promove capacitação sobre secagem e qualidade do café

O Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Inconfidentes, por meio do Grupo de Estudos em Cafeicultura Sustentável (Gecafés), e as empresas Comexim e Sincomag promoveram uma capacitação sobre "Secagem e qualidade de cafés", no último dia 08.

Foram proferidas palestras com os temas "Defeitos nos grãos de cafés: origem e causas " e "Secador Estático para cafés". Além da abordagem sobre a importância da qualidade do café, foram apresentadas metodologias alternativas para a secagem do grão.

Também foi feita uma demonstração do Secador Estático, última tecnologia para secagem. A primeira grande vantagem deste sistema é eliminar a seca no terreiro. Do pé de café segue diretamente para o Secador Estático, realizando uma pré-secagem. O equipamento elimina a necessidade de movimentação dos grãos durante o processo, por isso, consegue trabalhar com qualquer grau de umidade e qualquer estado de maturação. O resultado é a redução de custos, tanto no uso de mão-de-obra como em seu baixo consumo de energia. O Secador Estático permite flexibilidade em termos de volume, atendendo tanto pequenos como grandes produtores.

O evento contou com a participação de produtores rurais da região e alunos do campus.