Intercambistas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 16 de Novembro de 2018, 08h56 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 09h59 | Acessos: 1513
Professor Wallace Correa acompanha os intercambistas em atividades no campus.

Estudantes de Universidade do Peru desenvolvem atividades de intercâmbio em Inconfidentes

Dois estudantes da Universidade Nacional de Piura, no Peru, estão realizando atividades de intercâmbio no Campus Inconfidentes. Eles chegaram à instituição em julho e devem permanecer até janeiro de 2019.

Dentre as atividades acadêmicas realizadas pelos estudantes, em Inconfidentes, estão acompanhamento de pesquisas nos laboratórios de Biologia e de Análises Microbiológicas, além de participações em congressos. Acompanhados por servidores da Reitoria, os intercambistas também fizeram um tour turístico e cultural em São Paulo para conhecerem museus e praças.

Um dos intercambistas é Luis Enrique Sernaqué Bayona. Natural da cidade de Piura, cidade banhada pelo oceano Pacífico, o jovem disse estar impressionado com a qualidade dos laboratórios do IFSULDEMINAS. “No Peru, temos instrumentos de laboratórios que não têm muito uso, por diferentes formas de administração, de recursos que não são bem divididos. Aqui no IFSULDEMINAS, os instrumentos funcionam corretamente,” comentou Bayona, segundo o qual o IFSULDEMINAS é uma instituição muito grande e acolhedora. “Tudo que falamos com eles, são muito amáveis”, destacou.

Diferenças Culturais

O estudante é filho de um servidor público da província de Piura e de uma dona de casa. Ele é o mais novo de uma família de 4 filhos. “No Brasil, as pessoas são mais liberais. No Peru, o pessoal é mais conservador. Por exemplo, no Peru somente os mais velhos podem fumar, mas no Brasil, pessoas de qualquer idade podem fumar”, comparou o aluno. De acordo com ele, o principal conhecimento que levará à Universidade de Piura serão as técnicas de pesquisa. “Vou levar novos conhecimentos, novas técnicas de pesquisa do laboratório de ciências”, comentou.

Participação em Congressos

No Brasil, os alunos peruanos também participaram do Congresso Latino Americano de Iniciação Científica, em São José dos Campos, além de apresentarem um trabalho em banner na Jornada Científica do IFSULDEMINAS, realizada no Campus Muzambinho. Na pesquisa exposta, os intercambistas analisaram as esponjas de lavar louças usadas pelos restaurantes da Universidade de Piura e avaliaram a quantidade de micro-organismos encontrados nos objetos. Em outro trabalho, eles pesquisaram a estrutura de um crustáceo encontrado no mar do Pacífico, em Piura.

Tutor

O professor Wallace Ribeiro Correa é tutor dos alunos no Campus Inconfidentes. Ele acompanha e orienta os intercambistas durante a estada na instituição. Para o docente, é importante o IFSULDEMINAS abrir as portas para estudantes de outros países, porque a iniciativa permite a permuta de conhecimentos. “É importante porque a gente aprende muito com eles. Essa troca de experiências, de conhecimentos e culturas nos enriquece”, considerou o professor ao elogiar a interação dos intercambistas com a comunidade.

Apoio do IFSULDEMINAS

Cinthia Lisbeth Castillo López é outra intercambista que está no Campus Inconfidentes. De acordo com a estudante, o IFSULDEMINAS é uma instituição, onde os professores têm uma carreira robusta em pesquisas. “Os laboratórios são muito legais, têm aparelhos com mais tecnologia que em nosso país. Aqui encontramos muito apoio”, avaliou. Segundo López, o aprendizado na área que estuda está fazendo valer a pena a saudade da família. “Eu gosto muito de pesquisa e de investigação em microbiologia e botânica. Daqui vou levar muitos conhecimentos inovadores sobre isso”, completou a menina, cujo pai é comerciante e a mãe dona de casa.