Jiu-Jitsu

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 11h23 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58 | Acessos: 1832

Prática do esporte desenvolve disciplina e concentração nos estudantes do campus

Assista à reportagem

Aplicação de golpes conhecidos como "triângulo na guarda fechada", "armlock" e "mata leão" são alguns aprendizados dos participantes do projeto “Jiu-Jitsu: esporte para a vida”, implantado no Campus Inconfidentes há 7 anos.

A prática esportiva tem por objetivo despertar o equilíbrio e a concentração por meio da arte marcial. De acordo com o coordenador do projeto, professor Miguel Angel Toledo Del Pino, a implantação do esporte no Campus Inconfidentes foi viabilizada pela aprovação da Pró-Reitoria de Extensão que liberou recursos para a contratação de um bolsista que é instrutor profissional. Ainda segundo Miguel Angel, a intenção é motivar os alunos para o desenvolvimento da disciplina e do controle emocional.

Um dos alunos mais persistentes no treino é Guilherme Santos. Ele pratica Jiu-Jitsu desde que o projeto começou no IFSULDEMINAS. “Aqui encontro equilíbrio. Tem um misto de sensações. Aprendo a me portar na rua. Aqui é o lugar de descanso de final de semestre e das provas”, comentou o estudante do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Respeito e amizade

Cada técnica do esporte tem o propósito de aprimorar as relações de respeito e de amizade. Duas vezes por semana, alunos e servidores do IFSULDEMINAS se encontram para os treinos. O Instrutor é o Tricampeão mundial de Jiu-Jitsu, Flávius Fernandes Fernandes. “As pessoas vêm treinar e acabam aprendendo uma filosofia de vida e uma defesa pessoal que, hoje em dia, é primordial”, defendeu o atleta.

Tricampeão Mundial, Flávius Fernandes Fernandes, treina estudantes.

O projeto atende também as crianças de Inconfidentes. Elas recebem treinamento para aperfeiçoar a capacidade motora. Além das crianças, a prática é destinada às meninas. Para quem imagina o Jiu-Jitsu como esporte masculino, a aluna do curso Técnico em Agropecuária, Maria Eduarda Neves, mostra o contrário. Antes mesmo de entrar para o IFSULDEMINAS, ela já praticava o esporte em Pouso Alegre, cidade onde mora. “Este esporte me traz bem-estar e me ajuda na defesa pessoal, na saúde, na boa manutenção do corpo e na amizade”, disse a jovem destacando, ainda, o aprendizado da pontualidade com os compromissos pessoais.

Os treinos acontecem às segundas e terças-feiras, das cinco e meia às seis e meia da tarde, no antigo refeitório, localizado no prédio principal.