Pesquisas em pomares

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 07h25 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h57 | Acessos: 2060
Estudante de Licenciatura em Ciênicias Biológicas desenvolve pesquisa em pomares no Bairro Romas, zona rural de Inconfidentes-MG.

Estudo de aluna de Licenciatura em Biologia ajuda produtores no combate a pragas

Uma pesquisa elaborada pela aluna Bruna Melo da Silva, do 8º período de Licenciatura em Ciência Biológicas do Campus Inconfidentes, poderá ajudar os produtores de tangerina poncã do município de Inconfidentes a combaterem uma das pragas mais devastadoras de pomares: o inseto Diaphorina citri, causador da doença popularmente conhecida como “dragão amarelo”.

O estudo foi conduzido nos pomares do município e em plantas de murta presentes nas vias públicas urbanas do município. Essas plantas ornamentais são as hospedeiras preferenciais do inseto.

As consequências mais graves da infestação da doença é a produção de frutos pequenos, abortamento de sementes, morte dos ramos e maior acidez dos frutos.

Resultado da investigação

A pesquisa atestou a presença do inseto nas plantas de murta. Contudo, nos pomares não se detectou o inseto. “Verificou-se a presença do inseto adulto, ninfas e ovos nessas plantas ornamentais da cidade. É um risco elas chegarem até os pomares”, explicou o orientador da pesquisa, professor Luiz Carlos Dias da Rocha, enfatizando que esta é a principal contribuição do estudo. Segundo o orientador, uma vez que os insetos ainda não estão presentes nos pomares, “a descoberta nos desperta para a necessidade de ações de prevenção à sua entrada nas lavouras de citros na região”, destacou professor Luiz Carlos.

Ainda, de acordo com o professor Luiz Carlos, devido à proximidade com a região leste paulista, o sul de Minas apresenta uma demanda de vigilância constante em relação a proteção dos seus pomares citrícolas. “Estudos como este podem contribuir para justificar a implementação de estratégias de prevenção a chegado de insetos que apresentem potencial de danos às culturas”, comentou Rocha.

​O estudo começou em fevereiro de 2018 e deve ser concluído no próximo mês de outubro. Em julho, a estudante finalizou um estágio na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/ USP), no qual desenvolveu estudos sobre a criação do inseto. “Quis conhecer as especificidades da praga, como aspectos biológicos, ecológicos e sua importância como patógeno na cultura cítrica”, explicou Bruna.

Os conhecimentos adquiridos pelos estudos estão sendo aplicados em quatro propriedades citrícolas da variedade poncã do município de Inconfidentes. Ao todo foram analisadas 300 brotações de murta, preferidas para a alimentação do inseto. A importância da descoberta é prevenir os principais danos para os frutos. “Não há medidas curativas para a doença, apenas preventivas. A principal forma de prevenção tem sido o controle”, enfatizou a pesquisadora.

De acordo com a estudante, a descoberta do inseto no município é um alerta aos órgãos fiscalizadores da doença, a fim de traçarem estratégias para a manutenção da economia cítrica do município de Inconfidentes. “Se este inseto chegar aos pomares citrícolas, em pouco tempo, a doença será disseminada e, consequentemente, acabará com os pomares da região”, alertou Bruna.