Ministério da Pesca

Representante do Ministério da Pesca e Aquicultura acompanha projeto na área de piscicultura
O IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes recebeu, nesta semana, a visita institucional do servidor Fábio Wellington de Oliveira, gestor financeiro da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais (ATCI), órgão vinculado ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A visita teve como principal objetivo verificar presencialmente o andamento do projeto de reestruturação do sistema pedagógico na área de piscicultura da instituição.
O projeto é viabilizado por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 971341, com recursos destinados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, a partir de uma emenda parlamentar de bancada do Deputado Federal Rafael Simões (UNIÃO/MG), no valor de R$ 485.895,00.
Fortalecimento da educação profissional e do setor aquícola
O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacou a importância da parceria com o Ministério da Pesca e o impacto da iniciativa para o desenvolvimento regional.
🗣️ "A visita reforça a importância do trabalho em rede entre instituições públicas para o fortalecimento da piscicultura e da educação profissional no Brasil rural," destacou Luiz Flávio.
Segundo o diretor, além de apoiar a formação técnica dos estudantes, o projeto contribui diretamente para o fortalecimento das cadeias produtivas locais, promovendo inovação e sustentabilidade na área de aquicultura.
Ações e visitas técnicas
Durante a visita, Fábio Wellington foi recepcionado por representantes da direção, equipe técnica e servidores ligados ao projeto. A programação contou com a apresentação das metas já cumpridas, dos resultados alcançados até o momento, bem como uma visita aos tanques escavados em processo de reestruturação na Fazenda Escola — local onde são desenvolvidas as atividades práticas de piscicultura.
Também foram realizadas visitas às demais instalações da fazenda e reuniões técnicas para discutir novos projetos e possibilidades de ampliação da parceria com o MPA.
Impactos e próximos passos
O projeto visa a recuperação e modernização dos tanques escavados, possibilitando a retomada das atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão, com foco no atendimento ao arranjo produtivo local. A iniciativa busca oferecer uma formação mais qualificada aos estudantes e impulsionar a produção aquícola da região.
A visita institucional permitiu demonstrar o comprometimento do campus com o plano de ação proposto, além de abrir espaço para a construção de novas colaborações futuras com o Ministério. O gestor do MPA foi, ainda, convidado a participar de um evento voltado à comunidade externa, que será realizado em agosto, marcando o encerramento da última etapa do projeto.
Redes Sociais