Submissão até 10 de agosto

II Seminário Internacional de História e Linguagens abre inscrições para submissão de resumos
O Grupo de Pesquisa História e Linguagens, sediado no Campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), anuncia a abertura do período de inscrições para o II Seminário Internacional de História e Linguagens: Pesquisas em Quadrinhos e Cinema.
O evento será realizado de 10 a 12 de setembro de 2025, de forma online, gratuita e com ampla programação voltada à divulgação e discussão de pesquisas nas áreas de História, cultura visual, quadrinhos e cinema.
Interessados em apresentar trabalhos devem submeter resumos entre os dias 30 de junho e 10 de agosto, por meio do site oficial do evento:
🔗 https://doity.com.br/ii-seminario-internacional-de-historia-e-linguagens
A chamada convida pesquisadores, docentes, discentes e demais interessados a refletirem sobre temas que dialogam com as intersecções entre História, audiovisual e linguagem gráfica. Os eixos temáticos abrangem uma variedade de enfoques, como:
-
Quadrinhos e audiovisual: circulação, mediação, tradução
-
Intermídia: HQs e cinema em diálogo
-
Representações do trauma histórico
-
Gênero, sexualidade e visualidades
-
Traduções e reinterpretações de “clássicos”
-
Contracultura, underground e usos críticos
-
Ensino de História e cultura visual
-
Super-heróis e imaginário político
-
Utopias, distopias e crítica social
-
Migração e narrativas gráficas
A programação contará com mesas-redondas, sessões temáticas e debates interdisciplinares, promovendo o diálogo entre teoria e prática, ensino e pesquisa.
Os interessados devem acessar o site oficial e seguir as orientações disponíveis na aba "Credenciamento" para submeter seus resumos. Acompanhe também as atualizações do evento pelo Instagram: @grupohqcine
📧 Dúvidas e informações adicionais: historiaelinguagens.pqc@gmail.com
🔗 Grupo de Pesquisa História e Linguagens (CNPq/IFSULDEMINAS): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/817164
O Seminário é uma oportunidade para o fortalecimento do diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas e instituições, além de estimular a produção acadêmica sobre temas atuais e relevantes na cultura visual contemporânea.
Redes Sociais