Parceria com Albertina

Diretor assina termo com prefeitura de Albertina. Ação tem objetivo de alavancar índices educacionais
O Termo de Convênio entre o Instituto Federal do Sul de Minas e a Prefeitura Municipal de Albertina para a realização do “IF+IDEB: promovendo a equidade educacional” foi assinado na manhã de sexta-feira (25/04) no Gabinete do Campus Inconfidentes.
A ação tem como objetivo promover a equidade educacional, elevar os índices educacionais dos municípios parceiros (Proeb, Proalfa e Ideb) e, como consequência, contribuir para o aumento do repasse do ICMS Educacional, conforme disposto na Lei nº 24.431, de 14 de setembro de 2023. Os dados referentes ao repasse podem ser consultados no site oficial: https://robin-hood.fjp.mg.gov.br.
Entre as iniciativas previstas, o IFSULDEMINAS ficará responsável pela aplicação de testes socioeconômicos e culturais com o objetivo de identificar estudantes em alta vulnerabilidade social — como aqueles com renda per capita de até 1,5 salário-mínimo, estudantes quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência (PCDs), pretos e pardos, migrantes, entre outros. A partir desse mapeamento, serão aplicados testes baseados nas matrizes de referência do Proeb e Proalfa, com foco na identificação de déficits de aprendizagem. Os estudantes com dificuldades serão acompanhados por estudantes recuperadores, em uma proposta de tutoria pedagógica e fortalecimento da aprendizagem.
A expectativa é o programa resultar na redução das disparidades educacionais e melhora dos indicadores de desempenho nos testes aplicados, promovendo justiça educacional e fortalecendo o direito à aprendizagem. Como reflexo direto, os municípios poderão elevar seus índices no Ideb e, com isso, ampliar o repasse do ICMS Educacional, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento e investimento na educação pública.
O termo de parceria é válido até 31 de dezembro de 2025, e faz parte de uma estratégia mais ampla de integração entre o IFSULDEMINAS e as redes municipais de educação.
Participaram da assinatura o diretor do campus, professor Luiz Flávio, o prefeito municipal de Albertina, Felipe Teodoro Sanches, e a secretária municipal de educação, Carla Mazaron.
A ação é coordenada pelo professor Giovane José, coordenador do projeto de pesquisa vinculado ao GEBTec — Grupo de Estudos em Educação Básica e Tecnológica. O grupo tem como missão analisar e produzir dados educacionais, desenvolver indicadores, avaliar políticas públicas e promover a apropriação crítica das avaliações em larga escala pelas comunidades escolares. Seu foco está em compreender as desigualdades educacionais e contribuir com estratégias que melhorem a qualidade e a justiça educacional em âmbito local e regional.
Acesse as fotos (Ascom)
Com informações do Professor Giovani José
Redes Sociais