Colóquio em Matemática

III Colóquio das Licenciaturas celebra 15 anos do curso de Matemática com dinâmicas, trocas e homenagens
O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes realizou o III Colóquio das Licenciaturas, com o tema “15 anos da Licenciatura em Matemática: uma jornada de Ensino e Transformação”. O evento, que é promovido pelos coordenadores dos cursos de licenciatura do campus, teve como objetivo proporcionar um espaço de troca de experiências entre professores e estudantes, valorizando a trajetória e os impactos das formações docentes na educação básica.
Nesta edição, a organização ficou sob responsabilidade do curso de Licenciatura em Matemática, que comemorou seus 15 anos de existência com uma programação diversificada, dinâmica e inspiradora.
Abertura e acolhida
A cerimônia de abertura contou com a presença dos coordenadores Sindynara Ferreira (LECCA), Paloma Duarte (Biologia) e Everaldo Ferreira (Pedagogia). O professor Joelson Hermes, coordenador da Matemática, atuou como cerimonialista do evento. Também compuseram a mesa o professor Luiz Rocha, pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, e o professor Fernando Barbosa, representando a Direção-Geral do campus.
Matemágicas e conhecimento transformador
O professor João Paulo Rezende abriu as atividades com uma dinâmica de “matemágicas”, utilizando truques baseados em conceitos matemáticos para interagir com a plateia. Em um dos momentos mais surpreendentes, conseguiu “adivinhar” o nome das avós de participantes da plateia apenas com base em cálculos, gerando encantamento e refletindo sobre o poder do conhecimento matemático.
Histórias, práticas e experiências de ensino
Na sequência, o professor Carlos Cezar da Silva fez um resgate histórico da Licenciatura em Matemática desde sua criação em 2010, período em que atuava como coordenador do curso. Logo após, estudantes do 3º, 5º e 7º períodos apresentaram relatos sobre atividades de extensão realizadas em escolas da região, nas quais aplicaram estratégias pedagógicas envolvendo as “matemágicas”.
Entre as apresentações, os participantes visitaram uma mostra organizada pelo Laboratório de Educação Matemática (LEM), com exposição de jogos, desafios e materiais didáticos interativos.
Entrevista com professores e egressos
Encerrando a programação, o professor Bruno Misse conduziu uma entrevista com docentes e ex-alunos da Matemática: os professores Antônio Gomes, Geslaine Frimaio e João Paulo Rezende, além dos egressos Danilo Cardoso Tavares (Turma 2012), Robson Fernandes Gonçalves e Gabriel Henrique Batista (ambos da Turma 2016). O bate-papo destacou a importância da participação em projetos como o PIBID e o LEM na formação profissional e atuação docente dos convidados.
Avaliação e próximos passos
A avaliação do evento foi extremamente positiva. Os temas abordados despertaram o interesse de estudantes de todos os cursos de licenciatura e promoveram um ambiente de acolhimento, aprendizado e inspiração. A participação ativa da plateia e o formato inovador da entrevista com egressos foram apontados como destaques da edição.
O próximo encontro do Colóquio será organizado pelo curso de Licenciatura em História.
Redes Sociais