Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Consolidação da Equoterapia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2025, 10h44 | Última atualização em Sexta, 17 de Janeiro de 2025, 11h00 | Acessos: 92
Reunião entre representantes do Campus Inconfidentes e das Prefeituras foi no Prédio Principal do campus. (Foto: Ascom)
Reunião entre representantes do Campus Inconfidentes e das Prefeituras foi no Prédio Principal do campus. (Foto: Ascom)

Encontro entre representantes do IFSULDEMINAS e Prefeituras marca consolidação da Equoterapia

A direção-geral do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes promoveu uma reunião com as prefeituras de Inconfidentes, de Bueno Brandão e de Ouro Fino para consolidar a continuidade do programa de Equoterapia.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento físico, psicológico e social de pacientes. No programa iniciado pelo IFSULDEMINAS, em abril de 2024, cerca de 40 pessoas dos três municípios recebem atendimento especializado com psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e instrutores de equitação.

Participaram do encontro o diretor do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, o prefeito de Inconfidentes, Claudinei Tunes, o prefeito de Bueno Brandão, Juninho Cavini, além do vice-prefeito de Bueno Brandão, Joaquim dos Santos. O município de Ouro Fino enviou a representante, Margarete de Almeida Hermes, diretora de Saúde. Membros das equipes técnicas das instituições envolvidas nos trabalhos da Equoterapia também marcaram presença.

O professor Luiz Flávio Reis Fernandes destacou a importância do programa e os avanços obtidos com a continuidade da parceria: “A reunião foi muito produtiva e reafirmou o compromisso do IFSULDEMINAS e das prefeituras em proporcionar um atendimento de qualidade, que tem transformado a vida dos pacientes e suas famílias”, comentou o diretor, frisando os resultados para a saúde dos atendidos. “Hoje podemos confirmar a evolução na saúde dos atendidos. São melhorias significativas que nos indicam que devemos perseverar neste caminho”, completou Luiz Flávio.

Em 2025, atendimento terá início no dia 04 de fevereiro

A pauta do encontro destaca a prestação de contas, lista de novos pacientes e dinâmica de funcionamento da Equoterapia (Foto: Ascom)

As prefeituras se prontificaram em dar continuidade à iniciativa, colaborando com o suporte financeiro e logístico necessário para a manutenção do programa, enquanto o IFSULDEMINAS segue responsável pela estrutura e pela equipe técnica qualificada. A Equoterapia, que é referência regional, tem sido essencial no tratamento de pessoas com necessidades específicas, promovendo inclusão e bem-estar.

Ainda durante o encontro, realizado nesta quinta-feira (16/01),o IFSULDEMINAS prestou conta dos investimentos feitos durante a primeira etapa de atendimento.

A sede da Equoterapia foi construída, em 2022, na Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS e foram investidos cerca de R$ 546 mil, entre a edificação da sede do local e a compra de equipamentos. Os atendimentos no local começaram em julho de 2024, ofertando tratamento para pessoas com deficiência ou necessidades especiais, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo.

Depois do período de férias, as atividades serão retomadas no próximo dia 04 de fevereiro, quando serão integrados novos pacientes, uma vez que alguns atendidos durante o segundo semestre de 2024 receberam alta do tratamento.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página