Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 14h42 | Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 15h50 | Acessos: 57
Estudantes de Inconfidentes e de Machado participam de primeira ação, depois do acordo firmado. (Foto: Divulgação)
Estudantes de Inconfidentes e de Machado participam de primeira ação, depois do acordo firmado. (Foto: Divulgação)

IFSULDEMINAS e Museu de História Natural de Itapira (SP) firmam acordo. Estudantes participam de ação

O IFSULDEMINAS assinou um termo de cooperação com o Museu de História Natural de Itapira (SP), com o objetivo de estabelecer ações conjuntas como desenvolvimento de trabalhos e pesquisa, além de fortalecer os interesses educacionais por meio de reuniões e difundir o conhecimento adquirido com a divulgação dos resultados obtidos em periódicos nacionais e internacionais, congressos, simpósios e demais eventos científicos.

O documento foi assinado no último dia 19 de novembro e ainda prevê a participação conjunta das duas instituições em Editais externos de fomento para a execução de projetos de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação com foco no desenvolvimento sustentável. O fortalecimento de parcerias e trabalhos em conjunto com os Grupos de Estudo (GE) e Grupos de Pesquisa (GP) do IFSULDEMINAS também está assegurado.

O acordo tem vigência de 36 meses.

Como primeira ação da parceria, um curso de taxidermia com duração de 30 horas foi realizado no Laboratório de zoologia do Campus Inconfidentes. Esse curso é voltado para os grupos de estudos e de pesquisa do Museu de História Natural Professor Laércio Loures e do Museu de Ciências Naturais José Alencar de Carvalho, do Campus Machado. “O curso foi apenas uma ação inicial, estão previstas outras ações dentro do termo de cooperação técnica”, explicou o coordenador da iniciativa, Cauê Trivellato, destacando a participação de alunos dos campi Inconfidentes e Machado.

Sob a instrução do taxidermista do museu de História Natural de Itapira, José Carlos Simão Cardoso Júnior, os estudantes realizaram a técnica de preparação de aves para exposição museológica. “Desde 2022, quando visitei o Museu de Machado, pensei em algumas ações em conjunto, como a realização de um curso "Técnicas de Recuperação e Conservação de Acervos de Museu de História Natural", completou Cauê.

Os animais utilizados no curso são provenientes de atropelamentos. “É importante destacar que o curso foi feito com carcaças de animais encontrados mortos nas fazendas de Inconfidentes e de Machado”, enfatizou Trivellato, afirmando ser o curso um espaço importante de conhecimento específico e de difícil acesso. “Tanto o museu de Inconfidentes como de Machado precisavam deste curso para capacitar suas equipes para podermos ampliar o acervo já existente”, concluiu Cauê.

A capacitação foi viabilizada pelo Programa Capacita Sul de Minas, com o apoio do Deputado Federal Odair Cunha (PT). O programa promoveu a contratação do instrutor.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página