Visita Técnica
Estudantes da área de Agrimensura e Cartográfica conhecem observatório astronômico da USP
Os estudantes do Curso Técnico em Agrimensura e o Curso Superior em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica participaram de um visita técnica ao Observatório Astronômico Abrahão de Moraes (OAM) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Valinhos (SP).
O objetivo foi conhecer os equipamentos e instrumentos pertencente ao laboratório científico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.
A visita dos 36 estudantes iniciou com uma conversa técnica sobre astronomia e discussão sobre surgimento do universo. Em seguida foi realizado um tour nas dependências do observatório onde foram apresentados vários instrumentos astronômicos como os telescópios Prometeu e Asterix.
Eles conheceram ainda o telescópio Argus, operado remotamente por escolas de todo o país, e o Círculo Meridiano, sendo esta a principal atração nas visitações.
Como laboratório científico, o local abriga uma estação sismográfica, parte da rede sismográfica do Brasil, e um telescópio Obelix destinado a realizar observações de satélites e de restos de satélites artificiais em colaboração com o Observatório de Xangai na China.
Os estudantes vistaram também uma estação meteorológica automática para medidas de variáveis hidro meteorológicas e a estação gravimétrica que faz parte da Rede Nacional de Estações Gravimétricas Absolutas (RENEGA), além de uma estação geodésica que integra o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).
De acordo com uma das organizadoras da Visita Técnica, professora Fabiane Maciel, a ação foi uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os envolvidos, dentre professores e alunos. “Além de reforçar os conceitos apresentados na disciplina de astronomia de posição, a visita proporcionou uma visão aprofundada dos avanços e descobertas científicas realizadas pelo OAM. Nos permitiu também conhecer de perto a infraestrutura e a equipe de pesquisadores que se dedicam ao estudo dos cosmos e dos fenômenos atmosféricos”, avaliou a educadora.
Os alunos presentes na visita tiveram a oportunidade de discutir com um especialista em astronomia os conceitos, técnicas e perspectivas futuras desta ciência que, diretamente estão correlacionadas com as técnicas de mapeamento estudadas nos cursos do setor de Agrimensura e Cartografia. “ Esta oportunidade foi extremamente motivadora e valiosa, e com certeza, contribuirá de forma significativa para o aprendizado e desenvolvimento profissional destes alunos”, completou o também organizador da viagem a USP, professor Cesar de Paula.
Acesse as fotos
Redes Sociais