Em Brasília

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 14h00 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 14h49 | Acessos: 93
imagem sem descrição.

Diretores representam o IFSULDEMINAS na 2ª Reunião Ordinária do FORCAMPO

Entre os dias 10 e 12 de setembro, ocorreu a 2ª Reunião Ordinária de 2024 do Fórum de Educação do Campo - FORCAMPO.

O IFSULDEMINAS foi representado pelos Diretores Renato Aparecido de Souza - Campus Muzambinho e Luiz Flávio Reis Fernandes - Campus Inconfidentes.

De acordo com Renato, esta foi uma ótima oportunidade para propor alternativas, melhorias e discutir soluções. "Estar em Brasília, na sede do CONIF, representando o Campus Muzambinho como um Campus agrícola no FORCAMPO, é sempre uma oportunidade de observar as distintas realidades Brasil a fora, dos inúmeros campi que são agrícolas, e perceber, a partir dessa observação, o quanto o Campus Muzambinho tem cumprido a sua missão institucional de desenvolvimento regional, na perspectiva da valorização das formações agrícolas, sendo uma escola-fazenda referenciada pelos demais colegas do FORCAMPO".

Durante a reunião, realizada na sede do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, o coordenador do Forcampo e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Deivid Buttinger Dutra de Oliveira, defendeu a reformulação da Portaria SETEC 713/2021 com valorização dos campi agrícolas e encaminhou um ofício ao Pleno do CONIF.

De acordo com o ofício, é essencial a participação de integrantes do FORCAMPO junto a reformulação da portaria 713 já que "é fundamental levar em conta as particularidades e a importância dos campi agrícolas para a formação e o desenvolvimento dos povos do campo, das águas e das florestas.{...} Nesse sentido, há compreensão dos integrantes do FORCAMPO da urgente necessidade de melhor configuração que contemple condições satisfatórias para a oferta das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação, pós-graduação e empreendedorismo nas unidades agrícolas".

O ofício também destaca que "é essencial que sejam oferecidas as condições básicas de funcionamento, especialmente em relação aos aspectos de cargos efetivos e orçamento, conforme já reconhecido no documento metodologia de composição e cálculos - Matriz Orçamentária de Custeio, que define as despesas exclusivas das unidades agrícolas para composição dos pisos orçamentários".

O Diretor do Campus Muzambinho também aproveitou a viagem a Brasília para visitar o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, e lhe entregar pessoalmente o livro de sua co-autoria "De Escola Agrotécnica a Campus Muzambinho: 70 anos transformando vidas pela educação". Também foi encaminhada uma cópia ao Ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana e ao coordenador do FORCAMPO, Prof. Deivid Buttinger Dutra de Oliveira.

Forcampo

O fórum está vinculado à Câmara de Educação do Campo, que é coordenado pela reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Marinho, e é responsável por discutir e elaborar propostas de políticas sistêmicas relacionadas à educação do campo e ao ensino agrícola na Rede Federal. O grupo se reunirá novamente em outubro, durante a 48ª Reditec, que será realizada em Caldas Novas, Goiás, entre os dias 21 e 24.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGENS: Renato Aparecido de Souza