Análise gratuita de solo

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 11h29 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 15h52 | Acessos: 48
Agricultores e lideranças políticas recebem orientação sobre Programa, no Centro de Procedimentos Ambientais (CPA) - (Foto: ASCOM)

Agricultores do Sul de Minas são beneficiados por programa de análise de solo realizada no campus

O Programa “Chão Fértil” foi oficialmente lançado, na manhã desta sexta-feira (28/06), durante cerimônia realizada no Centro de Procedimentos Ambientais (CPA), na Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

O Programa tem por objetivo oferecer, gratuitamente, análise de solo para os produtores agrícolas de 25 municípios do Sul de Minas. Com a análise, os agricultores têm um diagnóstico da fertilidade do solo, permitindo a indicação das quantidades de adubos e calcário necessárias para obter melhores resultados nas lavouras. “Atendemos gratuitamente os pequenos agricultores, a fim deles terem um amparo técnico de como melhorar o chão onde plantam”, explicou o coordenador do Laboratório de Solos do Campus Inconfidentes, Eduardo Oliveira Rodrigues, responsável pelas análises.

Demandas têm aumento

De acordo com Eduardo, desde o início dos trabalhos de verificação técnica das amostras de solo, por meio do Programa “Chão Fértil”, a demanda no Laboratório teve aumento. “Somente neste mês de junho tivemos cerca de mil verificações a mais do que no mesmo período do ano passado”, completou Rodrigues, destacando o uso racional de insumos como um dos principais benefícios da análise de solos.

O Programa funciona por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, a Emater-MG e o mandato do Deputado Federal, Rafael Simões (União Brasil), idealizador da iniciativa. “Ao criar o ‘Chão Fértil’ fiquei imaginando quem poderia ser nosso parceiro para oferecer um serviço de excelência para os produtores rurais do Sul de Minas e busquei uma instituição com o know-how do Campus Inconfidentes”, discursou o parlamentar durante a cerimônia.

O evento contou com a participação de produtores rurais, servidores do IFSULDEMINAS e lideranças políticas da região. Palestras esclareceram o público sobre "Fertilização do Solo". Segundo o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, o Instituto Federal do Sul de Minas foi escolhido como agente executor da ação porque tem reconhecimento nacional na realização de atividades de extensão. “Nosso preparo técnico tem excelência e atende o pilar da sustentabilidade. Isso é extensão pura porque impacta diretamente a qualidade da produção agrícola das comunidades do entorno. É um programa social. Atende a todos”, avaliou o docente.

Os produtores rurais interessados em usufruir do Programa “Chão Fértil” devem procurar as unidades da Emater-MG nos municípios ou as Secretarias Municipais de Agricultura e apresentarem as amostras de solos para serem encaminhadas ao Laboratório de Solo do Campus Inconfidentes.

Confira as imagens: (Fotos: Divulgação)

registrado em: ,