Alimentação Escolar

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2024, 14h15 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 14h24 | Acessos: 187
Membros da direção geral do Campus Inconfidentes e da Reitoria do IFSULDEMINAS recebem servidoras do FNDE (Foto: Divulgação)

Representantes do FNDE visitam Campus Inconfidentes para diagnóstico da alimentação escolar

Representantes do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) estão visitando os campi do IFSULDEMINAS para realizar um diagnóstico da oferta da alimentação escolar nas unidades do Instituto Federal do Sul de Minas.

Para o diagnóstico, foi elaborado questionário pelo FNDE juntamente com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) do IFSULDEMINAS que será respondido pelos gestores dos campi. As informações coletadas por meio da visita e das reuniões com os gestores serão complementadas pelos dados inseridos no questionário. “A visita ao IFSULDEMINAS é um projeto piloto, a partir do qual o questionário está sendo testado, para depois ser aplicado virtualmente a todos os Institutos Federais do país”, explicou a Coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira da Alimentação Escolar do FNDE, Luciana Mendonça Gottschall.

Nesta terça-feira (18/06), as servidoras do FNDE visitaram o Campus Inconfidentes para conhecer as instalações do Restaurante Estudantil e as Unidades Educativas de Produção da Fazenda-Escola, como o Setor de Laticínios, de Beneficiamento de Alimentos e de Agroecologia.

Como resultados da visita, as representantes do FNDE desejam conhecer melhor a realidade da execução do PNAE nos campi, além de entender as dificuldades e limitações de cada unidade do Instituto Federal. “Nosso objetivo é pensar coletivamente estratégias para aprimoramento da execução do programa e levar à gestão central do PNAE, no FNDE, informações para tomadas de decisão que facilitem e promovam a oferta da alimentação escolar na rede federal”, acrescentou Luciana.

Os dados colhidos na visitas vão amparar o aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar na Rede Federal Tecnológica do país. “Estamos buscando apoio na superação dos desafios que são de diferente natureza, desde orçamento, apoio técnico, equipamentos e legislação”, explicou a diretora de Assuntos Estudantis do IFSULDEMINAS, Aloisia Rodrigues Hirata.

De acordo com Hirata, a visita está proporcionando a aproximação do IFSULDEMINAS com o FNDE e eles estão podendo conhecer o trabalho e esforço que vêm sendo desenvolvidos há anos na instituição. “ Lutamos para oferecer a melhor alimentação escolar possível. Além disso, também estão conhecendo nossa realidade, nossos desafios e nossas demandas”, completou Aloisia.

Confira as imagens: (Fotos: Divulgação)

registrado em: ,