Investimento de R$ 159 mil

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2024, 14h23 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 14h18 | Acessos: 769
Guindaste descarrega nova caldeira na Fazenda-Escola (Foto: Ascom)

Campus investe em nova caldeira para o setor de Laticínios da fazenda

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes instalou uma nova caldeira, no Setor de Laticínios da Fazenda-Escola.

O equipamento, com capacidade mínima de 500 Kg, possui combustão natural, fornalha cilíndrica e grelha especificas para queima de lenha. Além disso, possui duas válvulas de segurança e painel eletrônico com sensores luminoso e sonoro e chaminé com exaustor.

O campus investiu cerca de R$ 159 mil na aquisição da caldeira.

“O setor de laticínios é imprescindível na instituição, pois é responsável pelo processamento e beneficiamento da produção dos demais setores da Instituição. A agroindústria é composta pela Unidade de beneficiamento de leite e derivados, unidade de beneficiamento de vegetais. Durante o processo de fabricação é imprescindível o uso de caldeira”, explicou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

A máquina é a responsável por gerar vapor por meio do aquecimento da água, produzindo energia que será utilizada em vários processos como fabricação de doces, aquecimento de água e leite, cozimento de apresuntados e pasteurização.

De acordo com o diretor, a caldeira adquirida vai substituir o equipamento existente. “A mesma apresenta problemas que foram corrigidos durante as manutenções e inspeções periódicas realizadas, mas devido ao desgaste e a corrosão foi necessária a substituição”, acrescentou Luiz Flávio, destacando que a não substituição da caldeira atual poderia gerar vários prejuízos à instituição desde a paralisação da produção, como também acidente de trabalho devido a vazamento súbito de vapor com o rompimento de algum compartimento da mesma.

Confira as imagens: (Fotos: Ascom)

registrado em: ,