Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 13h35 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 17h39 | Acessos: 791
Representantes da Empresa incubada na INCETEC fazem apresentação de impressora 3D, na Reitoria. (Foto: Divulgação)

Empresa da Incubadora do campus promove capacitação destinada a servidores da Reitoria

A equipe da startup 3D INC, incubada pela INCETEC (Incubadora do Campus Inconfidentes ) promoveu um minicurso sobre prototipagem e impressão 3D, destinado aos servidores da Reitoria do IFSULDEMINAS.

O treinamento ocorreu no último dia 06 de setembro, na sede da Reitoria, a convite da coordenadora da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do Instituto Federal do Sul de Minas, Aloísia Rodrigues Hirata, em parceria com o NAPNE do Campus Inconfidentes (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas).

O evento foi espaço para compartilhamento de conhecimento e oportunidades de aprendizado para os servidores da instituição. Os instrutores do curso são representados pelos sócios Hugo Henrique Trombetoni e Paola de Souza, ambos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Inconfidentes.

Além dos estudantes, a equipe contou com a expertise da docente de química do Campus Inconfidentes, professora Bárbara Marianne Maduro, que desempenha o papel de coordenadora da 3D Inc na 4ª corrida de startup, demonstrando o potencial empreendedor da instituição. O NAPNE, representado pela professora de Atendimento Educacional Especializado, Giovanna Aparecida Cetra Silva, também se envolveu ativamente na organização do curso, apresentando as aplicações da impressão 3D como ferramentas de acessibilidade e inclusão das pessoas com necessidades educativas específicas. “A 3D INC demonstrou mais uma vez seu compromisso com a inovação e a educação ao ministrar este minicurso”, comentou a professora Giovanna Cetra.

Tecnologia Inclusiva

O minicurso abordou uma variedade de tópicos relacionados à prototipagem e impressão 3D, desde conceitos básicos até aplicações práticas. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o funcionamento das impressoras 3D, design de modelos, materiais utilizados na impressão e como essa tecnologia pode ser aplicada nas diversas vertentes da educação inclusiva. “A iniciativa foi elogiada pelos servidores do IFSULDEMINAS, que destacaram a importância de capacitações como essa para manter a instituição na vanguarda da educação e da inovação tecnológica”, completou Giovanna.

Ainda de acordo com a professora Giovanna, o IFSULDEMINAS, através de parcerias como essa, continua a promover a inovação e a educação de qualidade, preparando seus servidores para os desafios do mundo contemporâneo. “Para aqueles que desejam saber mais sobre as atividades da 3D Inc e futuros eventos, é possível obter informações adicionais no site da instituição ou entrar em contato diretamente com a equipe”, concluiu a docente.

Confira as imagens  (Fotos: Divulgação)