Arte Negra

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 15h49 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h08 | Acessos: 827
Estudantes do campus promovem debate sobre cultura negra em Sarau, na Casa das Artes (Foto: Ascom)

Sarau Negritude mostra cultura da população negra por meio da arte. Evento foi na Casa das Artes

O IFSULDEMINAS- Campus Inconfidentes promoveu nesta quinta-feira (25/05) o Sarau Negritude. O evento ocorreu na Casa das Artes e reuniu cerca de 140 estudantes, servidores e visitantes.

De acordo com o idealizador do Sarau, professor Everaldo Rodrigues Ferreira, a ideia do Sarau Negritude surgiu de uma inquietação e de um questionamento constante durante os debates nas aulas de produção de texto. “Quando discutimos temas acerca da desigualdade social e da desigualdade racial apareceu esta ideia. Sempre surge o questionamento de quantos meninos pretos e meninas pretas estão na instituição, de quantos professores pretos nós temos. A resposta é sempre a mesma: um número muito baixo em relação à quantidade de brancos”, explicou o professor da área de linguagem.

O objetivo principal do evento foi dar voz a essa parcela da sociedade tantas vezes silenciada pelo sistema. Houve apresentações de poesia, música, textos de autores negros que levaram o público a uma reflexão sobre a situação da população negra na sociedade brasileira. Houve também um teatro sobre religião de matriz africana, com a finalidade de desmitificar preconceitos em relação ao tema.

Ainda de acordo com o professor Everaldo Rodrigues a participação no evento surpreendeu a organização. “Havia pessoas da comunidade externa e muitos alunos dos cursos técnicos e superiores”, completou.

Além do trabalho do professor Everaldo Rodrigues, os docentes José Hugo de Oliveira e Cícera Aparecida Rodrigues se mobilizaram para viabilizar o Sarau.

As apresentações e números foram idealizados e organizados pelos próprios estudantes.

A metodologia utilizada foi discussões com a comunidade estudantil negra da instituição para a escolha de temas relativos à temática escolhida. “O evento foi incrível. Algo inédito no campus dada à temática abordada. Nossos alunos foram ovacionados pelo público presente”, avaliou Everaldo, destacando que a iniciativa resultou na aquisição de conhecimento sobre a cultura negra, além de provocar a diversão da plateia ao som de muita música black.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom)