CECANE

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 15h42 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h05 | Acessos: 1010
Em Sabará (MG), agentes participam de treinamento promovido pelo CECANE do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Centro Colaborador de Alimentação Escolar promove encontro em cidades mineiras

O CECANE (Centro Colaborador de Alimentação Escolar) do IFSULEMINAS-Campus Inconfidentes promoveu, entre os dias 28/02 a 03/03, monitoramentos e assessorias para os municípios de Betim e de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Em Sabará compareceram mais de 100 participantes para a formação realizada pelo extensionista, Philippe Diogo Alves da Silva, e pela nutricionista, Lívia Oliveira Galvão. Já em Betim o número de participantes chegou a 59 e os trabalhos foram orientados pela extensionista, Raphaela da Silva Mendes e pelo nutricionista, Luiz Felipe de Paiva Lourenção.

A metodologia é composta por reunião com a gestão do município, encontro com nutricionista responsável pela alimentação escolar, reunião com os membros do Conselho de Alimentação escolar – CAE, além de encontro com os agricultores familiares. “Realizamos também reunião com setor de compras para análise documental da execução financeira, visita às cozinhas e depósitos das escolas municipais e, por fim, um encontro de encerramento com todos atores do município, para apresentar um relatório com as constatações e apontamentos que devem ser melhorados, para a adequada execução do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) no município”, explicou o coordenador do Cecane, Rogério Robs.

Essas atividades ocorrem em 3 dias consecutivos de forma presencial. Todos os colaboradores e agentes do CECANE são contratados via edital de seleção pela FADEMA, que gerencia os recursos do Projeto.

Em Betim (MG), agentes públicos também são treinados. (Foto: Divulgação)

Nos monitoramentos são investigados e tratados assuntos relacionados à execução do PNAE, desde as questões nutricionais, fornecimento da alimentação, segurança alimentar e nutricional, compras da agricultura familiar para o PNAE, execução dos recursos, controle social e prestação de contas do programa. “Nas formações são tratadas AS diretrizes da alimentação escolar e também o objetivo, usuários e participantes do PNAE”, completou Rogério destacando as formas de gestão, além da aquisição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para a alimentação escolar. “Falamos também sobre controle social no PNAE e execução dos recursos financeiros, como ainda aprofundamos o conhecimento sobre prestação de contas”, disse Robs.

A assessoria tem por objetivo apoiar tecnicamente a execução do PNAE no município, geralmente com alguma dificuldade no efetivo cumprimento das diretrizes da política.
A formação visa capacitar os servidores e agentes que atuam direta ou indiretamente na execução do PNAE.

Este é um projeto de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e é coordenado pelo servidor Rogério Robs, e subcoordenado pelo sevidor Cauê Trivelato, e conta com uma equipe de colaboradores profissionais técnicos, bolsistas e contratados para o desenvolvimento de todas as atividades. “A formação adota a exposição dos temas pelos Agentes e discussões colaborativas e participativas dos integrantes do evento.

Garantia das Políticas Públicas

De acordo com Rogério Robs, a importância desta ação para a sociedade é a garantia da aplicação das políticas públicas de alimentação escolar. “O FNDE, como órgão normatizador do PNAE, entende que as ações a serem desenvolvidas pelo CECANE serão de extrema relevância para o aprimoramento e melhoria da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo assim aos beneficiários desse programa, o direito à alimentação adequada, saudável e segura”, comentou Robs.

Segundo os organizadores, os eventos tiveram uma ampla adesão dos atores regionais do PNAE, inclusive com a participação de prefeito e secretários municipais, bem como ocorreu de forma bastante participativa, tanto sobre os conteúdos abordados, quanto compartilhado e discutido pelos próprios participantes situações e problemas que ocorrem nesses municípios com a mediação técnica dos Agentes do CECANE IFSULDEMINAS, assim avaliamos como muito positiva esta ação desenvolvida em ambos municípios.

No ano de 2023, o CECANE irá monitorar 22 municípios em Minas Gerais, definidos pelo órgão gestor Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Confira as imagens (Fotos: Divulgação)