Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

105 anos do campus

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 13h26 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h05 | Acessos: 1020
Comunidade participa de Sessão Solene do aniversário do campus, no Auditório do CPA da Fazenda-Escola. (Foto: Ascom)
Comunidade participa de Sessão Solene do aniversário do campus, no Auditório do CPA da Fazenda-Escola. (Foto: Ascom)

Sessão Solene, atividades esportivas e culturais marcam 105 anos de fundação do campus

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes comemorou, na última terça-feira (28/02), 105 anos de fundação. O dia foi marcado pela realização de Sessão Solene, apresentações culturais, inaugurações e atividades esportivas. “É um dia para celebrarmos todo o conjunto de ações educacionais promovido nestas décadas, quando muitas pessoas se envolveram para cumprir a missão desta instituição, que é educar”, afirmou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante discurso.

As comemorações foram inauguradas pela apresentação da Fanfarra “Professor Gabriel Vilas Boas”. A performance musical da corporação formada por servidores e alunos antecedeu a Sessão Solene, realizada no Auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA), da Fazenda-Escola, onde autoridades, servidores e estudantes se reuniram para homenagear o Campus Inconfidentes.

A sessão contou com a presença do Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Cleber Barbosa. No discurso, ele destacou a qualificação dos servidores da escola, bem como os legados da instituição como o reconhecimento da formação profissional, com o ensino público de qualidade, em todos os seus cursos técnicos e superiores, projetos e programas. “Este legado não é obra do acaso. Ele é fruto de árduo e compromissado trabalho dos técnicos administrativos e funcionários colaboradores, da dedicação e vocação dos docentes e do entusiasmo e fascínio do aprender dos nossos estudantes”, discursou o Reitor. “Os quais, quando egressos, é comum encontrarmos a frente de Instituições e Organizações de destaque, em âmbito estadual e nacional, orgulhosos de terem parte de sua história construída nessa Instituição”, completou Cléber.

 A prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, também participou. Ela aproveitou a ocasião para reafirmar a parceria do município com o IFSULDEMINAS. “Nosso município só existe porque um dia Venceslau Braz resolveu assinar o decreto de criação desta escola. E esta escola só existe porque um dia Inconfidentes tornou-se cidade, abraçando-a como uma de suas principais joias e riquezas”, discursou a prefeita, exaltando o campus pelo seu significado para o município. “Temos a noção clara da importância do IFSULDEMINAS para a nossa cidade. Ela representa vigor, pujança e alegria para Inconfidentes”, acrescentou Rosângela.

 O histórico da escola foi lembrado por meio da apresentação de alguns alunos que contaram a evolução institucional por meio de uma apresentação cultural. Música também marcou a solenidade que teve, ainda, a inauguração de algumas instalações construídas nestes últimos anos. A direção-geral entregou para a comunidade a nova sede a Coordenadoria Geral de Produção e Desenvolvimento (CGPD), bem como o novo bloco de salas de aulas, a brinquedoteca, a equoterapia e a Coordenadoria de Educação a Distância.

Tarde Esportiva

Vôlei, futsal e futebol de campo foram as modalidades disputadas para comemorar os 105 anos (Foto: Ascom)

A festa de aniversário do campus também provocou momentos de emoção, na tarde esportiva. Os alunos e a comunidade lotaram as arquibancadas do Poliesportivo Nilo Peçanha. Atletas do IFSULDEMINAS enfrentaram os jogadores de futsal masculino da equipe da Caldense, vencedora da partida pelo placar de 6 X 3. A seleção feminina de vôlei do campus também confrontou com as jogadoras da Caldense e venceram as visitantes por 3 sets a 0.

Houve ainda Futebol de Campo. A equipe do campus enfrentou os jogadores da Equipe Juvenil do Pouso Alegre Futebol Clube. Debaixo de muita chuva, o “Pousão” venceu os meninos de Inconfidentes por 4 gols a 2.

 Galeria de Fotos dos Diretores

 

Atual diretor, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, descerra placa acompanhado dos filhos. (Foto: Ascom)

Os diretores de todas as épocas da instituição foram homenageados através da inauguração de uma galeria de fotos, exposta permanentemente na recepção do prédio principal. A galeria abriga as imagens dos diretores, desde 1918 até a atualidade. “Digo que são diretores sempre e não ‘ex-diretores’ porque o resultado do trabalho de cada um se faz presente do dia a dia de nossa escola. Cada um com seu jeito e pensamento fez história em nosso campus”, disse o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, ao abrir o evento.

 A cerimônia reuniu alguns diretores para descerrar a própria placa, além de familiares dos homenageados e servidores do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes.

A festa terminou com a apresentação da Banda Musical do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

Fotos Apresentação Fanfarra

Fotos Sessão Solene

Fotos Torneio de Futsal

Fotos Torneio de Vôlei

Fotos Inauguração Galeria Fotos dos Diretores

Fotos Apresentação Banda do 20º Batalhão da PM

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página