105 anos do campus

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 13h26 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h05 | Acessos: 1020
Comunidade participa de Sessão Solene do aniversário do campus, no Auditório do CPA da Fazenda-Escola. (Foto: Ascom)

Sessão Solene, atividades esportivas e culturais marcam 105 anos de fundação do campus

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes comemorou, na última terça-feira (28/02), 105 anos de fundação. O dia foi marcado pela realização de Sessão Solene, apresentações culturais, inaugurações e atividades esportivas. “É um dia para celebrarmos todo o conjunto de ações educacionais promovido nestas décadas, quando muitas pessoas se envolveram para cumprir a missão desta instituição, que é educar”, afirmou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante discurso.

As comemorações foram inauguradas pela apresentação da Fanfarra “Professor Gabriel Vilas Boas”. A performance musical da corporação formada por servidores e alunos antecedeu a Sessão Solene, realizada no Auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA), da Fazenda-Escola, onde autoridades, servidores e estudantes se reuniram para homenagear o Campus Inconfidentes.

A sessão contou com a presença do Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Cleber Barbosa. No discurso, ele destacou a qualificação dos servidores da escola, bem como os legados da instituição como o reconhecimento da formação profissional, com o ensino público de qualidade, em todos os seus cursos técnicos e superiores, projetos e programas. “Este legado não é obra do acaso. Ele é fruto de árduo e compromissado trabalho dos técnicos administrativos e funcionários colaboradores, da dedicação e vocação dos docentes e do entusiasmo e fascínio do aprender dos nossos estudantes”, discursou o Reitor. “Os quais, quando egressos, é comum encontrarmos a frente de Instituições e Organizações de destaque, em âmbito estadual e nacional, orgulhosos de terem parte de sua história construída nessa Instituição”, completou Cléber.

A prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, também participou. Ela aproveitou a ocasião para reafirmar a parceria do município com o IFSULDEMINAS. “Nosso município só existe porque um dia Venceslau Braz resolveu assinar o decreto de criação desta escola. E esta escola só existe porque um dia Inconfidentes tornou-se cidade, abraçando-a como uma de suas principais joias e riquezas”, discursou a prefeita, exaltando o campus pelo seu significado para o município. “Temos a noção clara da importância do IFSULDEMINAS para a nossa cidade. Ela representa vigor, pujança e alegria para Inconfidentes”, acrescentou Rosângela.

O histórico da escola foi lembrado por meio da apresentação de alguns alunos que contaram a evolução institucional por meio de uma apresentação cultural. Música também marcou a solenidade que teve, ainda, a inauguração de algumas instalações construídas nestes últimos anos. A direção-geral entregou para a comunidade a nova sede a Coordenadoria Geral de Produção e Desenvolvimento (CGPD), bem como o novo bloco de salas de aulas, a brinquedoteca, a equoterapia e a Coordenadoria de Educação a Distância.

Tarde Esportiva

Vôlei, futsal e futebol de campo foram as modalidades disputadas para comemorar os 105 anos (Foto: Ascom)

A festa de aniversário do campus também provocou momentos de emoção, na tarde esportiva. Os alunos e a comunidade lotaram as arquibancadas do Poliesportivo Nilo Peçanha. Atletas do IFSULDEMINAS enfrentaram os jogadores de futsal masculino da equipe da Caldense, vencedora da partida pelo placar de 6 X 3. A seleção feminina de vôlei do campus também confrontou com as jogadoras da Caldense e venceram as visitantes por 3 sets a 0.

Houve ainda Futebol de Campo. A equipe do campus enfrentou os jogadores da Equipe Juvenil do Pouso Alegre Futebol Clube. Debaixo de muita chuva, o “Pousão” venceu os meninos de Inconfidentes por 4 gols a 2.

Galeria de Fotos dos Diretores

Atual diretor, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, descerra placa acompanhado dos filhos. (Foto: Ascom)

Os diretores de todas as épocas da instituição foram homenageados através da inauguração de uma galeria de fotos, exposta permanentemente na recepção do prédio principal. A galeria abriga as imagens dos diretores, desde 1918 até a atualidade. “Digo que são diretores sempre e não ‘ex-diretores’ porque o resultado do trabalho de cada um se faz presente do dia a dia de nossa escola. Cada um com seu jeito e pensamento fez história em nosso campus”, disse o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, ao abrir o evento.

A cerimônia reuniu alguns diretores para descerrar a própria placa, além de familiares dos homenageados e servidores do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes.

A festa terminou com a apresentação da Banda Musical do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

Fotos Apresentação Fanfarra

Fotos Sessão Solene