Domingo de Vestibular

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Domingo, 11 de Dezembro de 2022, 12h58 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h02 | Acessos: 3550
Candidatos chegam à Fazenda-Escola para prova e são orientados para as salas de aplicação. (Foto: Ascom)

Mais de 600 candidatos para vagas de cursos técnicos e superiores participam de Processo Seletivo

Os candidatos a cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes realizaram as provas objetivas do Processo Seletivo para ingresso em 2023. As avaliações foram aplicadas na manhã deste domingo (11/12).

Para os cursos técnicos foram inscritos 492 candidatos e 429 compareceram. Para os cursos superiores 286 concorrentes se inscreveram e 244 fizeram a prova. Neste edital, o Campus Inconfidentes disponibilizou 271 vagas para os cursos técnicos e 350 vagas para os cursos superiores. “Desde setembro, trabalhamos para a divulgação do Vestibular. As visitas às escolas da região para divulgarmos o Processo deram certo. Muitos candidatos que estão aqui hoje são resultados deste trabalho de presença nossa nas escolas”, comentou o coordenador da COPESE (Comissão Permanente de Seleção), professor Marcus Vinícius Gomes.

Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, os candidatos se aglomeravam em frente à guarita que dá acesso à Fazenda-Escola do campus, local de aplicação das provas. O candidato Ítalo Casagrande Filho, morador de Socorro (SP), foi o primeiro concorrente a chegar. Ansioso, ele afirmou ter-se preparado para conquistar uma vaga no curso técnico em Agropecuária. “Eu estudei bastante e, apesar de estar ansioso, se Deus quiser vou ser aprovado”, disse o adolescente de 14 anos. “Eu me inscrevi procurando conhecimento técnico para, quando eu sair daqui, ter mais chance de entrar numa faculdade”, completou Ítalo, destacando que por morar na zona rural encontra familiaridade com os assuntos agropecuários.

Os candidatos dos cursos técnicos foram desafiados a resolverem 25 questões de Língua Portuguesa e 25 questões de matemática, enquanto os concorrentes aos cursos superiores tiveram que solucionar 50 questões de múltipla escolha, de diferentes disciplinas como Geografia, Biologia, Física e outras matérias estudadas no Ensino Médio.

Busca de oportunidade

Irmã Elaine vê no curso de Licenciatura em Pedagogia uma oportunidade para aplicar conhecimentos na Escola onde trabalha. (Foto: Ascom)

O curso de Licenciatura em Pedagogia chamou a atenção de uma freira. Irmã Elaine Edna de Morais pertence à Congregação Vocacionistas. O trabalho em uma escola infantil de Ouro Fino (MG) a despertou para a urgência de se especializar na área da educação.“Estou tranquila e calma para fazer a prova. Estou surpreendida comigo mesma. Estudei muito e talvez isto está me deixando serena”, comentou a religiosa que já atuou em estabelecimentos educacionais de cidades da Itália, como Nápoles e Roma, por mais de 10 anos.

Para tentar uma vaga no Ensino Superior, os candidatos foram ainda instados a escrever uma redação sobre o tema “O direito à moradia em questão no Brasil”, apresentando propostas de intervenções fundamentadas no repeito aos direitos humanos. “Eu achei a prova muito difícil. Tem que estudar para fazer. Mas estou com esperança”, avaliou a candidata Biana de Fátima Godeno. Natural de Ouro Fino (MG), ela já possui Licenciatura em Educação Física. Contudo, ainda não conseguiu emprego e viu no Processo Seletivo do IFSULDEMINAS a chance para aprofundar no conhecimento de sua profissão. “Estou tentando uma vaga no curso de Licenciatura em Pedagogia. “Foi difícil, mas não se pode perder a fé”, concluiu a jovem, assim que deixou a sala de aplicação.

Antes do início das provas, diversos candidatos aproveitaram o tempo para rever no conteúdo. João Gabriel de Toledo é estudante da Escola Estadual Coronel Paiva, de Ouro Fino (MG), e estava rodeado por colegas para quem explicava algumas fórmulas matemáticas. “Mesmo estudando, dá um pouco de nervoso. Mas rever é importante para concentrar e não dar branco na hora da prova”, comentou.

"IFSULDEMINAS: Promotor de ensino com credibilidade"

Os portões da Fazenda-Escola foram abertos às 7h30 e os lacres dos envelopes contendo as avaliações foram abertos às 8h45, quando os candidatos deram início à solução das questões.

Candidatos chegam ao Campus Inconfidentes. "Não podemos perder a fé", comenta a candidata Biana de Fátima Godeno. (Foto: Ascom)

De acordo com o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a manhã de hoje coroa e celebra toda a logística de divulgação e execução do Processo Seletivo. “Agradeço a comunidade acadêmica, os candidatos e as famílias que acreditam no IFSULDEMINAS como instituição formadora, promotora de um ensino com credibilidade para inserir os alunos no mercado de trabalho”, disse o gestor enfatizando os pontos necessários para aperfeiçoar o Processo Seletivo. “Devemos constantemente rever e tratar as melhorias. Para além da publicidade do Vestibular, há a necessidade de evidenciar e tornar visíveis todas as ações institucionais para atrair futuros estudantes”, avaliou professor Luiz Flávio.

Os gabaritos das provas serão publicados no site do IFSULDEMINAS, nesta segunda-feira (12/12).

Após análise dos recursos, será publicado, no dia 11 de janeiro de 2023, na página do vestibular do IFSULDEMINAS, o resultado final no qual constarão os(as) candidatos(as) em ordem decrescente, conforme classificação.

Confira as imagens (Fotos: Ascom)