Política inclusiva

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 15h41 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h53 | Acessos: 1021
Estudantes das APAEs desenvolvem atividades educativas na Fazenda-Escola (Foto: Arquivo Professora Sindynara Ferreira)

Programa "Aprendendo com as Diferenças" é retomado no Campus Inconfidentes

O programa do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes “Aprendendo com as Diferenças” foi retomado, nesta semana.

Implantado no Campus Inconfidentes em maio de 2018, a iniciativa atende os usuários das APAEs (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) com a finalidade de promover a inclusão dos estudantes com deficiência por meio de atividades práticas nas Unidades de Produção da Fazenda Escola, como horta, granja, suinocultura, laticínio e cunicultura.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Sindynara Ferreira, nestas primeiras aulas, eles aprenderam a trabalhar com compostagem de canteiros, semeadura em bandejas e eliminação de ervas invasoras, além de colheita e preparo da beterraba, no Setor de Olericultura. “É extremamente valioso trabalhar com esses alunos especiais. Eles chegam com uma energia e uma vontade muito grande, querendo ser úteis em cada setor, realizando todas as atividades. Aprendemos muito com eles. Os alunos se desenvolvem muito quando vão para a prática”, comentou a coordenadora do projeto professora Sindynara Ferreira, destacando as diferentes habilidades desenvolvidas pelos estudantes. “Quando pegam na pá, desenvolvem a força física. Ao mexerem com o carrinho, trabalham o equilíbrio. Ao entrarem no canteiro, desenvolvem o lúdico”, completou Sindynara, que assumiu os trabalhos do programa, no último dia 01 de novembro.

Na segunda-feira (21), a Fazenda-Escola recebeu, na Unidade Educativa de Produção (UEP) Olericultura, as APAEs de Ipuiuna e de Borda da Mata. Os estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária “B” auxiliaram, voluntariamente, na ação. Um dia depois, o campus recebeu, no mesmo setor, a APAE de Bueno Brandão, quando os estudantes do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária “A” assessoraram o processo de aprendizagem. “Ano que vem, pretendemos levar os atendidos para desenvolver atividades em outros setores da Fazenda-Escola. Os servidores de nossa escola continuam muito propositivos com esta iniciativa”, disse a coordenadora do programa.

Cerca de 28 atendidos pelas APAEs destas três cidades marcaram presença no Campus Inconfidentes, na retomada das atividades. A previsão é que em 2023, o programa “Aprendendo com as Diferenças” atenda APAEs de cinco cidades do Sul de Minas Gerais.

Confira as imagens (Fotos: Arquivo: Professora Sindynara Ferreira)