Aberto para visitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 11h11 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h13 | Acessos: 1098
Grupo de visitantes é recepcionado no pátio externo do Museu de História Natural. (Foto: Robson Teles)

Em nova sede, Museu de História Natural Professor Laércio Loures é aberto para visitação

O Museu de História Natural Professor Laércio Loures, do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, foi aberto para visitação do público, na manhã de quinta-feira (19/05), em nova sede.

Agora, as mais de 300 peças do acervo, entre animais empalhados e fósseis, estão disponíveis para visitação pública na antiga "Casa dos Diretores", na Avenida Alvarenga Peixoto, centro de Inconfidentes. "Fizemos esta mudança para valorizar mais este espaço de cultura e conhecimento. A comunidade terá mais facilidade para visitar o nosso museu", explicou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

Estudantes do Terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Felipe dos Santos, foram os primeiros visitantes a conhecerem o lugar reservado ao conhecimento da história da fauna regional. A aluna Ana Flávia Pereira Martineli nunca havia visitado um museu. Ela se surpreendeu com o que viu. “Foi um privilégio visitar um lugar desses. Pude conectar as informações recebidas aqui com as aulas de Biologia”, disse a jovem.

A professora de Biologia da Escola Estadual Felipe dos Santos, Bruna Maria Bueno, acompanhou a turma. Segundo a educadora, conhecer o Museu é oportunidade para os alunos vivenciarem a teoria vista em sala de aula. “Os registros aqui favorecem os alunos verem, na prática, um fato científico comprovado, não somente em teoria”, avaliou a professora.

Sete alunos do Campus Inconfidentes integram a equipe de manutenção do Museu. O espaço fica aberto durante 40 horas por semana. De acordo com o Coordenador de Extensão do campus, Cauê Trivelato, o plano é intensificar a divulgação para aumentar o número de visitantes. “Vamos fazer uma campanha de divulgação nos caminhos de peregrinação de Inconfidentes. Queremos que os peregrinos aproveitem a estada na cidade para conhecer nossa história”, contou Cauê, destacando ainda a importância das visitas de escolas. “Já temos agendadas outras três escolas”, acrescentou.

Há previsão de aumento no número de peças, uma vez que o campus receberá a doação de peças de um Museu Marinho, de Socorro (SP) que foi desativado. “Pelo nosso foco e finalidade educacional, fomos contemplados com este acervo marinho”, completou Cauê.

O Museu de História Natural Professor Laércio Loures está sediado na Avenida Alvarenga Peixoto, número 278 - Centro de Inconfidentes. Os dias e horário de visitas individuais ou em grupos é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para agendar uma visita, envie um e-mail para museu.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br.

Confira as imagens: