Semana do Jovem Agricultor

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 07h19 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h13 | Acessos: 1132
Alunos lotaram o Auditório Central da Fazenda Escola para a cerimônia de abertura da VI SEJA.

Jovens Agricultores do sul de Minas debatem desenvolvimento do turismo rural na região

O Campus Inconfidentes sediou, entre os dias 03 e 05 de maio, a VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA). Os participantes vivenciaram uma variada programação, composta de palestras, relatos de experiências, minicursos e oficinas.

Segundo um dos organizadores do evento, professor Luiz Carlos Dias da Rocha, a VI SEJA conversa com o futuro de uma categoria que nos últimos anos têm sido deixada de lado as ações governamentais. “Por isso, se aproximar da juventude rural e reconhecer suas demandas, significa acender suas chamas para o desenvolvimento de ações autônomas e alinhadas ao desenvolvimento da região. O Turismo rural se apresenta como uma grande oportunidade”, explicou Rocha, docente do Campus Inconfidentes.

O tema central do evento tratou da “Juventude como protagonista no desenvolvimento do turismo rural”. Durante os três dias de evento, a plateia foi formada por jovens agricultores das cidades de Senador Amaral, Gonçalves, Senador José Bento e de outros municípios vizinhos. Mais de 300 jovens estiveram na Semana.

O objetivo da SEJA foi oferecer aos jovens experiências para que compreendam o papel que podem ocupar como protagonistas no desenvolvimento das comunidades, tendo o Turismo Rural como ferramenta estratégica na geração de renda e trabalho no campo.

Após dois anos de eventos de extensão pela Internet, em função da pandemia da Covid-19, e oito anos após a realização da V Semana do Jovem Agricultor, a Semana retornou à presencialidade. “A VI SEJA representa uma reabertura de portas institucionais para a juventude rural depois de 08 anos da sua última edição. Somente a realização do evento, já é representativo para nós rumo ao direcionamento da nossa missão institucional”, acrescentou o professor Luiz Carlos Dias.

A Semana do Jovem Agricultor ocorreu simultaneamente em várias unidades do IFSULDEMINAS e marcou a retomada dos eventos presenciais da instituição, após o distanciamento imposto pela pandemia. “É hora de comemorar a vida e ter vocês de volta aqui no campus. Aproveitem toda a riqueza desta semana”, discursou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante a cerimônia de abertura que contou ainda com a presença de outras autoridades como a prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, a diretora de Extensão do Instituto Federal, Roselei Eleotério, além de representantes da EMATER.

Confira as imagens: