Reconhecimento

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 10h36 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 07h12 | Acessos: 1270
Exportadora de Café do Sul de Minas reconhece qualidade sustentável do café produzido pelo IFSULDEMINAS.

Café produzido pela Fazenda Escola recebe certificados de qualidade sustentável

A lavoura de café cultivada na Fazenda Escola do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes recebeu as certificações “CAFE Practices” e "4C" emitidas por uma exportadora de café da região.

Os certificados são dados às produções que implementam as Normas e o Código de Conduta 4C, um padrão seguido pela produção cafeeira para estabelecer a qualidade da bebida de acordo com práticas de sustentabilidade.

O reconhecimento é emitido para as produções engajadas na melhoria contínua de Sustentabilidade “Há 3 anos, a instituição trabalha com a lavoura considerando os padrões de sustentabilidade social, ambiental e retorno econômico”, explicou o Técnico em Agropecuária e responsável Setor de Cafeicultura do Campus Inconfidentes, Bruno Manoel Rezende.

A área da fazenda dedicada à lavoura de café é de 76.750 metros quadrados. Cerca de 36 mil pés da fruta produziram 120 sacas, em 2021. “Este ano, mais de 50% de nossa produção foi classificada como café especial, com notas acima de 80 pontos na escala usada para esta definição”, explicou Bruno.

Para continuar as ações de melhorias na lavoura, a administração do Setor de Cafeicultura da Fazenda Escola está renovando os pés de café. Os antigos pés foram arrancados e novas mudas serão plantadas. “Nós produzimos mudas novas em nosso canteiro. Agora elas serão plantadas no terreno definitivo”, acrescentou Bruno, destacando que serão plantados mais de 6 mil novos pés de café. “Depois de 200 dias cultivando as mudas, chegou a hora de plantá-las”, comemorou Bruno.

Segundo o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, o certificado de qualidade é resultado de investimentos e do trabalho da equipe responsável para Fazenda e pela Cafeicultura. “Este é um reconhecimento pelo trabalho sério e profissional de nossas equipes. A dedicação de cada um deles está sendo determinante para garantirmos a qualidade dos produtos que oferecemos para a sociedade”, avaliou o diretor-geral.

Confira as imagens